Feijão-guandu: Super alimento indiano




A foto acima é do meu feijão-guandu plantado há alguns meses onde pude colher e assim experimentar o sabor, que é maravilhoso! A outra foto mostro ele cozido e temperado com garam massala.

Esse tipo de feijão é cultivado há mais de três milênios no subcontinente indiano, e não crescem em diversas regiões do planeta, o que a torna significativamente rara.
Por isso, o feijão-guandu é muito mais consumo no sudoeste asiático como fonte de proteína, enquanto continua sendo bastante exótico por aqui. Além de seu alto valor nutritivo, o feijão-guandu apresenta uma série de benefícios adicionais ao ser consumidos.


Saiba mais sobre o feijão-guandu, e quais são os seus benefícios para a saúde:

Melhoras na pressão sanguínea
Um dos principais minerais presentes no feijão-guandu é o potássio. O elemento é essencial para uma série de funções essenciais do corpo. Em especial, é conhecido como vasodilatador, o que permite a redução da pressão sanguínea. Por isso, o ingrediente é excelente para quem sofre de hipertensão.

Atividades anti-inflamatórias
Todas as partes do feijão-guandu, incluindo sementes, folhas e os próprios grãos, são utilizados na medicina ayurvédica como parte de tratamentos contra inflamações. Seus componentes rapidamente reduzem inchaços e inflamações pelo corpo, tratando as dores e curando. Uma pasta feita a partir da planta é comumente utilizada na Índia como tratamento para hemorroidas.

Fortalecimento do sistema imunológico
Os grãos crus do feijão-guandu são extremamente ricos em vitamina C, o que fortalece significativamente o seu sistema imunológico. Mais vitamina C significa maior imunidade para o organismo, resultando em maior resistência em relação a ameaças externos. Além disso, a vitamina atua como antioxidante, reduzindo os danos celulares causados ao longo do tempo.

Auxilia na redução de problemas digestivos
Assim como muitos legumes, o feijão-guandu é uma fonte rica em fibra alimentar, o que é absolutamente essencial para a digestão. A fibra acumula volume sólido para a formação de fezes, o que promove a atuação dos intestinos no sentido de regular seu funcionamento. Por isso, sua utilização é bastante eficiente para lidar com constipações, inchaços, cólicas e diarreias. 

FONTE DA MATÉRIA:


DE JESUS BENEVIDES, Clícia Maria et al. Avaliação do Efeito do Processamento nos Teores de Fenólicos Totais e Capacidade Antioxidante do Feijão Mangalô (Lablab Purpureus (L.) Sweet) e Feijão Guandu (Cajanus Cajan (L.) Mll Sp). Revista Virtual de Química, v. 9, n. 2, 2017.

FACCO, Giovani et al. Tamanho de amostra para a estimação da média de caracteres produtivos de feijão guandu. Ciência Rural, v. 46, n. 4, p. 619-625, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS