Benefícios dos cogumelos comestíveis para saúde





SHIITAKE

As propriedades medicinais do shiitake são conhecidas há muito tempo na milenar medicina oriental, onde é conhecido como "elixir da vida" devido  suas qualidades no combate a inúmeras doenças e um importante fator de longevidade.
Apresenta cor homogênea e mais escura, com aroma e sabor agradável, além de alto valor nutricional.
Ajuda a estimular o sistema imunológico, um potente afrodisíaco,e é também rico em proteínas, vitaminas B, C, D, E, fósforo, potássio, ferro e sais minerais.
Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar, gorduras e calorias, pois cerca de 43 gramas do shiitake contém apenas 14 calorias.


SHIMEJI

O Shimeji é um cogumelos da espécie Pleurotus Ostreatus de origem chinesa, é conhecido no mundo por seu aroma e sabor pronunciado, onde é o terceiro cogumelo mais consumido no mundo.
Possui um talo comprido, fino e cabeça pequena, cor acinzentada e pode ser encontrado nas cores preta e branca.
Estudos indicam sua eficiência na prevenção do câncer, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças do coração, hipertensão, colesterol e diabetes.
Fonte de vitamina C, selênio, ferro, proteínas, rico em vitamina B12, fibras e baixo teor de gorduras. Cada 43g contém apenas 15 calorias.


CHAMPIGNON:

Cogumelo da espécie Agaricus Bisporus L., conhecido também de Cogumelo Paris, onde é originário da França.
Possui sabor sutil e agradável, e um alimento indispensável na mão de chefes de cozinha, especialmente os franceses.
Contém 2,1% de proteínas, aproximadamente as mesmas que a batata, mas menos de um terço das suas calorias, no qual cada 100g do champignon possui apenas 25 calorias.
É rico em vitaminas B1, B2, niacina e folatos, assim como nos minerais potássios, fósforo e ferro, e em oligoelementos. Mas são pobres em vitaminas C e em cálcio e não contêm provitamina A nem vitamina E.

FUNGHI SECCHI

Funghi é um tipo de cogumelo seco das espécies Porcini ou Boletus edulis. A diferença entre ambas é relacionada à cor e ao sabor.
Possui baixo valor calórico, índices nutricionais bem equilibrados como vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, potássio, manganês.
Contém alto teor de fibras, onde algumas pessoas confundem e acham que o funghi tem alto teor protéico, mas não tem. Eles dão a sensação de saciedade por ter grande teor de fibras, porém são mais calóricos, cada 15g contém 45 calorias.



FONTE DA MATÉRIA:

- BACH, Fabiane. Avaliação do potencial nutricional, antioxidante e antibacteriano de cogumelos comestíveis. 2017.
- GUEDES, Ângela Mónica Pinto Carreira. Cogumelos em fitoterapia: eficácia e segurança. 2016.
- BETT, Celso Ferraz et al. Cultivo artesanal do cogumelo Shiitake: uma potencial atividade para agroecossistemas sustentáveis. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
- DA FONSECA AGUIRRE, Thayna et al. A IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS PARA A HUMANIDADE. 11ª Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS