VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO SORGO PARA A SAÚDE?



O sorgo é um grão muito cultivado nos Estados Unidos e em locais de clima tropical e subtropical ao redor do mundo. A espécie mais importante do sorgo para nós é, portanto, aquela destinada ao consumo humano, que se chama sorghum bicolor. Essa espécie é nativa da África, mas hoje em dia pode ser encontrada em todo o mundo e pode ser cultivada em diversos países.
De acordo com estudos científicos, o sorgo pode ser um alimento importantíssimo para o desenvolvimento saudável humano, graças às suas propriedades antioxidantes.
Os benefícios variam desde a prevenção de doenças graves, como diabetes e cânceres, até a inibição de glúten no organismo.
O sorgo é um cereal rico em antioxidantes, proteínas, carboidratos e gorduras do bem, ele é parecido com o milho, só que com menor quantidade de vitamina A. Portanto, a sua principal função no nosso organismo é de um alimento nutracêutico, que na nossa linguagem popular quer dizer que ele contém nutrientes que fazem bem ao nosso corpo.
Por ser livre de glúten, o sorgo pode ser uma ótima opção para quem quer fazer dietas restritas dessa proteína.
Ainda sobre os benefícios do sorgo, graças ao seu alto teor de antioxidantes, fibras e outros nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, o cereal pode ajudar na redução do colesterol, tratar doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, prevenir o câncer no cólon e prevenir doenças cardiovasculares.
Devido ao alto teor de fibras, cerca de 48% do teor de ingestão de fibras recomendado em uma dieta normal, o sorgo ajuda a melhorar o sistema digestivo. As fibras são importantes pois ajudam na digestão e permitem que o alimento passe suavemente através do trato digestivo, facilitando a eliminação das fezes. Assim, o sorgo melhora a saúde digestiva e é capaz de aliviar gases e tratar condições como diarréia, inchaço, constipação e dor de estômago.
O mineral mais abundante na composição nutricional do sorgo é o magnésio. O magnésio é capaz de aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, o que ajuda a manter os níveis de cálcio adequados ao desenvolvimento e manutenção dos ossos. O cálcio e o magnésio ajudam na recuperação de tecido ósseo danificado e também são capazes de acelerar a cicatrização de ossos com danos ou envelhecidos. Assim, a presença de maior quantidade desses minerais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de condições como artrite e osteoporose com o passar dos anos.
O grão de sorgo contém muitos antioxidantes que podem ajudar a tratar células cancerosas. Assim, há benefícios do sorgo também no tratamento de melanoma, que é um tipo de câncer de pele caracterizado pelo crescimento celular contendo pigmento pelo corpo. O sorgo é capaz de produzir efeitos restritivos nas células de melanoma, inibindo seu desenvolvimento e assim prevenindo a doença.

Resumindo, porque não começar a usar o sorgo na sua alimentação? Eu comprei dessa marca da foto ao lado, tenho testado em algumas receitas e fica ótimo.



REFERENCIA:

DE MORAIS CARDOSO, Leandro et al. Sorghum (Sorghum bicolor L.): Nutrients, bioactive compounds, and potential impact on human health. Critical reviews in food science and nutrition, v. 57, n. 2, p. 372-390, 2017.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS