Mastigação: Ela é mais importante do que você pensa!!!
























É realmente impressionante como hábitos simples podem promover mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas. Um hábito extremamente importante para a manutenção de uma vida equilibrada está ligado ao simples ato de mastigar a comida vagarosamente e diversas vezes durante as refeições. 
Se você não acredita nisso, aí vão 10 razões, extraídas do livro "Power Eating Program" de Lino Stanchich, para te convencer do contrário.

01)- Melhora a Digestão.
É intuitivo. Quanto mais você mastigar e quanto menos tenso estiver na hora da refeição melhor será sua atitude de paz e alegria e melhor você digerirá e assimilará seu alimento.

02 - Desenvolve Paciência e Auto-Controle.
Se tiver disciplina nas refeições, terá mais disciplina em sua vida. Também desenvolverá maior paciência. Quando estiver impaciente, sentirá impaciência ao mastigar. Uma produz a outra. Mais mastigação produz mais paciência; mais paciência produz mais mastigação. Seu auto-controle se manifestará quando você conseguir esperar um pouco mais por sua gratificação com comida em vez de conseguir essa gratificação de imediato através de comportamento impulsivo. O prazer momentâneo que conseguimos ao ingerir alimentos nocivos desaparece rapidamente. Mas os efeitos negativos se farão sentir por um tempo muito mais longo.

03 - Reduz a Quantidade de Comida Desejada.
Quando mastigar mais, você necessitará de menos comida porque conseguirá extrair mais nutrição de seus alimentos. Ao diminuir a quantidade de comida, seu estômago diminuirá de tamanho.Quando nossa saúde melhora, precisaremos de menores quantidades de alimentos. Ao ingerir conscientemente alimentos saudáveis seu corpo se tornará mais firme e mais “enxuto”. Há indivíduos que não perdem peso, qualquer que seja a dieta que adotem. Os resíduos de alimentos parcialmente digeridos permanecem dentro do corpo. Depósitos de resíduos espessos e grudentos criam um bloqueamento para o fluxo de energia. Essa energia se torna, então, estagnada. Entretanto, se seguir o princípio de matigar vagarosamente e ingerir alimentos saudáveis que equilibrem sua condição individual, de maneira natural atingirá seu peso ideal.

04 - Economiza.
Mastigando mais você ficará mais satisfeito com menos comida, e, portanto, gastará menos no supermercado e/ou restaurante. Além disso, sua saúde melhorará, reduzindo suas despesas com médicos e remédios.

05 - Reduz a Necessidade de Doces.
Pessoas que mastigam muito pouco constantemente precisam de doces com as refeições. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces. É importante para pessoas que sofrem de hipoglicemia ou diabetes e desordens relacionadas do pâncreas e do baço (os quais controlam o açúcar do sangue) mastigar bastante - 30 vezes ou mais. Esses órgãos processam os açúcares. Quanto mais mastigarmos, mais doces os alimentos nos parecerão. O sabor adocicado, juntamente com refeições sem tensões ou estresses, colaborarão para diminuir a necessidade de doces.

06 - Reduz o Máu Hálito.
Os odores do hálito provêm de diversas fontes. A maioria das pessoas que tem mau hálito crônico comem demais ou muito frequentemente. Antes de acabar a digestão de uma refeição já começam outra. Tomam lanches e “beliscam” entre refeições. Cinco refeições são suficientes se a pessoa come corretamente. Muitos se satisfazem com apenas Três refeições por dia.

07- Ativa as Glândulas.
A mastigação ativa todas as glândulas, desde a pituitária até a tiróide, o pâncreas, o baço e as gônadas. Os órgãos sexuais se tornam mais equilibrados. A glândula que sofre a maior mudança é o timo, o qual produz as células-T necessárias para o bom funcionamento do sistema imune. De acôrdo com o American Medical Dictionary, pesquisas indicam que o hormônio parotino, o qual é excretado durante a mastigação, aumenta a produção das células-T. A mastigação é essencial para pessoas com AIDS ou com qualquer doença degenerativa.

08 - Reduz a Ansiedade por Comida
Há muitas pessoas com ansiedade por comida. Elas não conhecem a razão para tal ansiedade. Se você mastigar bem uma dieta saudável, aos poucos descobrirá que sua ansiedade por alimentos não saudáveis diminuirá. Você vai passar a se satisfazer com o que comer.

09 - Promove Rejuvenescimento.
A mastigação tem efeitos rejuvenescedores. Os indivíduos da comunidade Hunza dos Himalaias são conhecidos por sua longevidade e prática da mastigação. O Dr. Tomozaburo Ogata, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tóquio, conduziu uma extensa pesquisa a respeito de rejuvenescimento. Essa pesquisa é mencionada no livro Natural Immunity, de Noboru Muramoto. O Dr. Ogata descobriu que a mastigação revitaliza o corpo porque ativa as glândulas parótidas, localizadas em cada lado das mandíbulas, abaixo dos ouvidos. Quanto mais mastigarmos, mais ativas as glândulas se tornam, produzindo o hormônio parotin. Se a pessoa mastigar poucas vezes, o hormônio é engolido e destruido no estômago. Mastigando bem faz com que o hormônio parotin seja absorvido pelo sistema linfático. O hormônio renova as células, afetando o sistema endócrino glandular e rejuvenescendo o corpo inteiro.

10 - Aumenta a Eficiência.

Gastando o seu tempo com mastigação você diminuirá o tempo necessário para terminar outras tarefas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS