ALERTA! Conheça os efeitos colaterais do uso do cloreto de magnésio

FONTE DA IMAGEM: https://www.mismo.com.au


Tenho recebido no consultório inúmeros pacientes utilizando o cloreto de magnésio, onde foi indicado muitas vezes por um colega de trabalho ou porque viram algo na internet ou redes sociais.
O problema, é que nem todo mundo pode usar esse tipo de produto, assim estou aqui para esclarecer alguns pontos importantes sobre ele neste post.

O cloreto de magnésio nada mais é do que um composto químico de magnésio e cloro. Trata-se de um suplemento cada vez mais utilizado para compensar o consumo insuficiente ou então a absorção de magnésio através da dieta.
Suplementos de cloreto de magnésio não são adequados para alguns indivíduos. O seu médico ou seu nutricionista clínico deve ser consultado sempre antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Você não deve se automedicar e consumir o cloreto de magnésio sem antes saber a necessidade ou não de seu uso.
Os efeitos colaterais incluem diarreia, náusea e dor abdominal. Grandes doses de magnésio suplementar podem causar toxicidade de magnésio, ou hipermagnesemia, especialmente em pacientes com função renal comprometida ou com facilidade em formar cálculos.
Os sintomas de toxicidade de magnésio incluem a hipotensão, letargia, confusão, perturbações do ritmo cardíaco normal, a perda da função renal, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e parada cardíaca.
Pode causar reações alérgicas, cujos sintomas incluem urticária, tonturas graves, dificuldades respiratórias e inchaço da face, lábios, língua ou garganta.
Se você está tomando sulfonato de sódio poliestireno, digoxina, antibióticos, medicamentos para osteoporose ou doença de Paget, reposição do hormônio tireoidiano ou anfetaminas, incluindo medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade, ou se você sofre de insuficiência renal, úlceras estomacais ou desidratação, o consumo do cloreto de magnésio pode ser mais perigoso ainda.

REFERENCIAS:

- BLANCHARD, A.; VARGAS-POUSSOU, R. Alteraciones de la magnesemia. EMC-Tratado de Medicina, v. 19, n. 4, p. 1-7, 2015.
- CAMPOS FERNÁNDEZ DE SEVILLA, María Ángeles et al. Contenido en magnesio de los medicamentos:¿ Tenemos información suficiente?. Farmacia Hospitalaria, v. 38, n. 6, p. 494-495, 2014.

- BALLESTEROS-FLORES, Carlos Gustavo et al. Hipomagnesemia en el perioperatorio. Conceptos actuales. Revista Mexicana de Anestesiología, v. 36, n. 2, p. 114-118, 2013.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS