Será que a sua constipação não é devido problemas com a sua MAP - musculatura do assoalho pélvico? Veja aqui.


FONTE DA IMAGEM: http://kongafitness.ca/addressing-constipation/

Você já fez vários tratamentos para constipação, tratamento com lactobacilos, já pesquisou várias alergias e intolerâncias alimentares e nada encontrou ou resolveu? Então pode ser que a sua constipação tenha outro motivo, o  muscular. Veja abaixo os detalhes.

Todas as situações que aumentam a pressão intra-abdominal (tossir, espirrar, rir, levantar objetos pesados, praticar esportes - principalmente musculação) sobrecarregam a musculatura do assoalho pélvico (MAP). Como qualquer outro músculo do corpo, se a MAP não está forte o suficiente para responder a estes esforços, ela pode ir acumulando lesões e enfraquecendo progressivamente.
Na gestação, a força da MAP deve ser ainda maior já que, durante este período, o peso do conjunto formado pelo bebê, placenta, etc, gera uma sobrecarga de vários meses sobre aquela musculatura.
Para evacuar eficazmente é necessário que a musculatura do assoalho pélvico seja devidamente relaxada e que os abdominais sejam contraídos moderadamente. No assoalho pélvico são dois os grupamentos musculares que fecham o reto: os esfíncteres anais, mais externos, e a MAP (principalmente o músculo puborretal) mais interna.
É relativamente comum mulheres cuja causa da constipação seja incoordenação muscular, ou seja, mulheres que, para evacuar, relaxam os esfíncteres anais mas deixam a MAP contraída (especialmente um músculo chamado puborretal), dificultando ou até impossibilitando a evacuação.
Esta situação de não relaxamento do músculo puborretal, dificultando a evacuação, é conhecida como ANISMO. Conhecer e aprender a contrair e relaxar de maneira apropriada o músculo que está confuso normalmente é suficiente para resolver o problema.
O profissional que pode ajudar no fortalecimento e relaxamento deste músculo é o fisioterapeuta.

REFERENCIAS DA MATÉRIA:
- GARCIA, Lillian Bolanheis et al. Constipação Intestinal: Aspectos Epidemiológicos e Clínicos. Saúde e Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 153-162, 2016.

FIRMINO, Borba; COSTA, Raíne; PASSOS DE CARVALHO, Valéria Conceição. - CONSCIENTIZAÇÃO DO ASSOALHO PÉLVICO EM ACADÊMICAS DE FISIOTERAPIA COM CONSTIPAÇÃO INTESTINAL DE UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR--RECIFE/PE. Revista Inspirar Movimento & Saude, v. 7, n. 1, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS