PALATINOSE - Carboidrato inteligente para quem treina



FONTE DAS IMAGENS: http://nutritechfit.com

A palatinose é conhecida como carboidrato inteligente e também é chamada de isomaltuose, é um único carboidrato funcional que é totalmente digerível e lentamente liberado na corrente sanguínea. Tem a capacidade de fornecer energia por muito mais tempo e é recomendada para praticantes de atividades físicas.
A grande diferença desse nutriente está na sua ação, porque é um carboidrato de baixo índice glicêmico (IG 32) e ele pode auxiliar a diminuir os picos de insulina, reduzindo a fome. Outro efeito seria na prática do exercício físico, onde ele contribui para retardar a sensação de fadiga.
Desenvolvida com base em uma fonte completamente natural (a sacarose) a palatinose pode ser encontrada, por exemplo, em mel e extrato de cana-de-açúcar. É um alimento tão eficiente e bom para a saúde que está no grupo dos alimentos funcionais.
Proporciona as mesmas calorias que a maioria dos outros açúcares, mas possui a vantagem de ser digerida e absorvida mais lentamente quando comparada a outros carboidratos. Dessa forma libera glicose de maneira mais equilibrada evitando picos glicêmicos. Para os músculos e o cérebro, isto significa um fluxo constante de energia.
Com as novas possibilidades tecnológicas e considerando os benefícios nutricionais, a palatinose permite e aperfeiçoa o desenvolvimento de bebidas para bem-estar e funcional, seja em fórmulas instantâneas ou como bebidas prontas para beber. Mas também bebidas esportivas e isotônicas que visam ampliar e completar a sua oferta de energia de “rápida e instantaneamente disponível” para “liberação lenta” de carboidratos, podem se beneficiar deste novo ingrediente.
Pergunte para o seu Nutricionista sobre a Palatinose e como usá-la.

Veja quais são os principais benefícios dela para a saúde:

·        Uma boa maneira de fornecer energia;
·        Promove energia por períodos prolongados;
·        Melhora performance esportiva;
·        Protege os dentes;

·        Ajuda no controle de glicemia;

FONTE DA MATÉRIA:
- KEYHANI-NEJAD, Farnaz et al. Effects of palatinose and sucrose intake on glucose metabolism and incretin secretion in subjects with type 2 diabetes. Diabetes care, v. 39, n. 3, p. e38-e39, 2016.
- YOUNG, Hayley; BENTON, David. The effect of using isomaltulose (Palatinose™) to modulate the glycaemic properties of breakfast on the cognitive performance of children. European journal of nutrition, v. 54, n. 6, p. 1013-1020, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS