Você sabe a importância das sirtuínas (SIRT) para sua saúde?

As sirtuínas também chamadas de SIRT,  compõem uma família de enzimas de grande importância, pois sua atuação está ligada ao aumento do tempo de vida e ao envelhecimento saudável.
Além disso, as sirtuínas participam de um mecanismo de retroalimentação que mantém as células vivas em situações estressantes, especialmente diante da falta de alimentação. Recentemente, pesquisas realizadas na Universidade de Wisconsin-Madison atribuíram às sirtuínas uma outra função: o controle de enzimas metabólicas específicas, as AceCSs.
O conhecimento do mecanismo de ação destas enzimas poderia contribuir para a produção de medicamentos “antienvelhecimento” e que combatam doenças relacionadas à idade, sendo a novidade recebida com grande entusiasmo pela indústria biotecnológica.

SUBSTÂNCIAS QUE DESPERTAM A SIRTUÍNA

Azeite virgem extra - Este tipo de azeite possui dois nutrientes, a oleuropeína e a hidroxitirosol, ambos conhecidos pelas suas propriedades fortalecedoras do sistema imunitário. Porém, estas duas substâncias também contribuem para acelerar o seu metabolismo ao estimularem o gene do emagrecimento.

Chá verde - Esta bebida contém galato de epigalocatequina, um potente ativador da sirtuína.Trata-se de uma substância natural da classe das catequinas que possui uma potente ação antioxidante.

Morangos - Os morangos contêm fisetina, que estimulam o gasto energético e o emagrecimento.

Alcaparras - Possuem camferol e quercetina, ideias para ativar a sirtuína.

Café - Contém ácido cafeico e ácido clorogénico, duas susbtâncias que despertam a sirtuína.

Chicória roxa - Possui luteolina que o vai ajudar a produzir músculo em substituição da gordura.

Cebola roxa - Rica em quercetina, um dos compostos ativadores do "gene magro".

Salsa - Rica em apigenina e miricetina ajuda na luta contra o excesso de peso.

FONTE DA MATÉRIA:

- PEREIRA, Talita Carneiro Brandão et al. Caracterização das sirtuínas frente a modelo de inflamação em zebrafish e avaliação de parâmetros associados à inflamação, apoptose e estresse oxidativo. 2016.
- BENETTI, Fábia et al. RESTRIÇÃO CALÓRICA X LONGEVIDADE: BASES CIENTÍFICAS PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 5, n. 1, p. 113-125, 2016.

- SOARES, Tiago João Cardoso. Sirtuínas-Artigo de Revisão Bibliográfica. 2014.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS