o que é Overtraning?


FONTE DA IMAGEM: http://www.crossfitsouthbay.com/overtraining/

Para conseguirmos melhorar nosso desempenho nos treinos precisamos treinar duro, procurando atingir o máximo da nossa  capacidade na preparação. Porém é preciso estar atento para não se exceder nessa dedicação, principalmente aqueles muito ansiosos por resultados rápidos. Isso porque a sobrecarga de exercícios pode gerar o efeito oposto, fazendo com que se perca o desempenho, além de tornar frequente a ocorrência de lesões e outros problemas que caracterizam o quadro de overtraining.
A sobrecarga de exercícios pode fazer com que o corredor perca desempenho, além de tornar frequente a ocorrência de lesões e outros problemas relacionados ao overtraning
A causa é o desiquilíbrio entre a tríade - treino, descanso e alimentação. Isso ocorre quando a pessoa não consegue absorver a carga de treino, seja por sobrecarga de sua capacidade ou porque o descanso e a alimentação não estão adequados à intensidade do estímulo, acrescentando que se trata de um quadro que normalmente é desenvolvido a longo prazo.

Entre os principais sintomas do overtraining estão:

·        Cansaço
·        Insônia
·        Alteração no humor
·        Perda de apetite
·        Perda de massa muscular
·        Lesões frequentes
·        Queda no sistema imunológico

Caso esse quadro persista, como consequência, a pessoa pode ser acometido por lesões mais sérias que podem obrigá-lo a se afastar do esporte ou mesmo fazer com que ele crie aversão à prática.
Por isso, ao identificar os sintomas, deve-se procurar um médico ortopedista e um nutricionista clínico esportivo para auxiliar no tratamento e assim favorecer o retorno aos treinos em breve e com precaução, ou seja, segurança a sua saúde acima de tudo.

 REFERENCIAS:

- WALTERS, B. K.; READ, C. R.; ESTES, A. R. Effects of resistance training, overtraining, and early specialization on youth athletes. The Journal of sports medicine and physical fitness, 2017.
- CRAWFORD, Derek. Three Weeks of CrossFit Training Does Not Contribute To Overtraining Syndrome in Recreationally Trained Males: A Pilot Study: 3681 Board# 128 June 3 9: 30 AM-11: 00 AM. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 49, n. 5S, p. 1055, 2017.
- NICOLL, Justin X. et al. Changes in resting mitogen-activated protein kinases following resistance exercise overreaching and overtraining. European journal of applied physiology, v. 116, n. 11-12, p. 2401-2413, 2016.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS