ESTUDO NOVO SOBRE O ÓLEO DE COCO:


FONTE DA IMAGEM: https://www.onnit.com

Olá Pessoal!

Vários pacientes em consultório têm me perguntado sobre as notícias que andam circulando sobre o óleo de coco e seus malefícios a saúde. De todas as matérias que pude apurar na mídia, nenhuma constava as referências ou seja, os estudos científicos que dizem sobre isso – que afirmem que o óleo de coco faz mal a saúde.
Assim, resolvi postar um estudo recente de 2017 - HARRIS,Margaret; HUTCHINS, Andrea; FRYDA, Lisa. The Impact of Virgin Coconut Oil andHigh-Oleic Safflower Oil on Body Composition, Lipids, and Inflammatory Markersin Postmenopausal Women. Journal of Medicinal Food, 2017 – que fala sobre o efeito do óleo de coco extravirgem e o óleo de cártamo em mulheres na pós menopausa, eles relatam que novos estudos são necessários para que se possa afirmar que o óleo de coco tem efeito inflamatório.

Segue abaixo o resumo do estudo científico traduzido:

Este estudo cruzado randomizado comparou o impacto do óleo de coco virgem (VCO) ao óleo de cártamo (SO) sobre a composição corporal e fatores de risco cardiovascular. Doze mulheres na pós-menopausa (58,8 ± 3,7 anos) consumiram 30 mL de VCO ou SO durante 28 dias.

A antropometria incluiu o peso corporal e a circunferência do quadril e da cintura. Os percentuais de gordura para o corpo total, andróide e ginóide, massa gorda e massa magra foram medidos usando absorciometria de raios-X de energia dupla (DXA). As mulheres mantiveram sua dieta típica registrando 28 dias de registros de alimentos durante o estudo. Os resultados foram analisados ​​com SPSS v24 com significância para P ≤ 0,05. As comparações são reportadas como teste t emparelhado uma vez que não se observou efeito de sequência de intervenção. VCO aumentou significativamente o colesterol total, TC (+18,2 ± 22,8 mg / dL), lipoproteína de baixa densidade (+13,5 ± 16,0 mg / dL) e lipoproteína de alta densidade, HDL (+6,6 ± 7,5 mg / dL). O SO não alterou significativamente os valores de lípidos. TC e HDL foram significativamente diferentes entre os óleos de teste. A alteração da razão TC / HDL mostrou um efeito neutro tanto do VCO como do SO. Uma pessoa teve reações adversas ao VCO e aumento da inflamação. VCO diminuiu a IL-1β para cada pessoa que tinha uma amostra detectada. O impacto de VCO e SO em outras citocinas variou numa base individual. Este foi o primeiro estudo avaliando o impacto do VCO na composição corporal em mulheres pós-menopáusicas caucasianas que vivem nos Estados Unidos. Os resultados sugerem que os indivíduos que desejam usar óleo de coco em suas dietas podem fazê-lo com segurança, mas mais estudos precisam ser realizados com maiores tamanhos de amostra, populações diversas e marcadores clínicos mais específicos, como o tamanho de partícula.

FICA A DICA:
Quando saí uma notícia na mídia precisamos sempre nos certificarmos qual é a fonte, qual estudo foi feito, tudo que é dito sem referência científica não é válido!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS