ADITIVOS ALIMENTARES E RISCOS DE CÂNCER:






FONTE DA IMAGEM: http://food.ndtv.com

Quando o assunto é conservante, o cuidado com a alimentação vai além dos sólidos. Assim como os salgadinhos, massas e geleias, as bebidas possuem grande quantidade de conservantes em sua composição. O benzonato de sódio, presente no ácido benzoico, tem ação antibacteriana e é usado em alimentos ácidos.
Nos refrigerantes, por exemplo, proporciona mais sabor e ajuda a manter a cor. Ainda que seja liberado pela legislação brasileira, o consumo em excesso faz mal ao organismo.
Pesquisas revelam que a combinação de ácido ascórbico (vitamina C) e o ácido benzóico em elevadas temperaturas podem desenvolver o benzeno, substância cancerígena. A exposição à luz também ajuda na formação dessa substância que, quando consumida, pode gerar dores de cabeça, tonturas, vômitos e fadiga. Quando o caso se torna mais grave, a presença do benzeno causa danos neurológicos, mas tudo depende do tempo e intensidade de exposição da substância no organismo.
Refrigerantes e sucos industrializados de laranja e limão devem ter o cuidado redobrado, já que, além de serem feitos com as frutas, possuem mais conservantes para manter o sabor natural.
Os nitritos e nitratos, substâncias que previnem o aumento dos microrganismos e intensificam o sabor e a cor dos produtos, são mais utilizados em carnes e derivados. As carnes processadas como salsicha, presunto, mortadela e salame contêm nitrito e nitrato de sódio. Dietas com grandes quantidades dessas substâncias podem aumentar a formação das nitrosaminas, causando efeitos tóxicos ao organismo e doenças como câncer.
A produção de nitrosaminas no organismo tem sido associada ao desenvolvimento de câncer. Porém, o câncer não pode ser vinculado exclusivamente ao consumo de carne. O desenvolvimento desse tipo de problema de saúde ocorre em razão de vários fatores e variam de pessoa para pessoa, pois necessitam de ativação enzimática para iniciar o processo do dano.

REFERÊNCIA:
- Conte, Franciéli Aline. Efeitos do consumo de aditivos químicos alimentares na saúde humana. Revista Espaço Acadêmico, v. 16, n. 181, p. 69-81, 2016.
- Souza, Viviane de Sá Carvalho et al. Quantificação de nitrato e nitrito utilizados em linguiças tipo calabresa comercializadas em Picos-PI. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 9, n. 2, 2016.
- Adami, Fernanda Scherer. Teor de nitrato e nitrito e análise microbiológica em linguiças e queijos. 2016.

- Fonte da matéria: http://www.namu.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS