NOVO ESTUDO SOBRE A DIETA E RISCO DE CÂNCER:


A revista Nature http://www.nature.com/nature/journal/v541/n7635/full
/nature20791.html  publicou agora em janeiro/2017,  um estudo sobre a descoberta das células que iniciam a metástase.
O mecanismo pelo qual algumas células tumorais se desprendem da lesão e invadem outros órgãos ainda é desconhecido, então, os pesquisadores buscaram investigar o comportamento de células-mãe que estão presentes nos tumores, cujo papel é potencializar o crescimento, e encontraram uma subpopulação que se dividia pouco e apresentava características muito semelhantes às das células da metástase. Essas células apresentavam um metabolismo muito elevado de gorduras.
A partir disso os pesquisadores estudaram a proteína CD36, uma molécula que transporta gorduras, está na superfície das células metastáticas e foi encontrada em outros tipos de tumores, como o melanoma e o câncer de mama. Além disso, quando as moléculas de CD36 foram acrescentadas a células tumorais que não sofriam metástase, as mesmas começaram a sofrer.
O estudo também fala sobre o ácido palmítico, o qual o estudo comprovou ser a gordura mais perigosa. É um ácido graxo que está presente em grande parte dos alimentos industrializados e processados, e quando adicionada a culturas de células tumorais, o surgimento de metástase aumentava de 50% a 100%.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
PASCUAL, G.. Targeting metastasis-initiating cells through the fatty acid receptor CD36. Nature, 2016.
FONTE DA MATÉRIA: https://www.vponline.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS