ESTUDO CIENTÍFICO: Benefícios do Ômega-3 na Quimioterapia:




FONTE DA IMAGEM: http://healthawarenessforall.com

Estudo publicado na revista Nutrition sugere que o suporte nutricional com nutrição enteral (NE) rica em ácidos graxos ômega 3 (ω-3) diminui a freqüência de toxicidades das mucosas induzida por quimioterapia, tais como estomatite e diarréia, e exibiu efeito hepatoprotetor durante a quimioterapia, em comparação com NE pobre em ω-3.
Pesquisadores japoneses acompanharam 61 pacientes submetidos à quimioterapia neoadjuvante para câncer de esôfago, que receberam aleatoriamente NE rica em ω-3 (n=31), que recebeu 900 mg dos ácidos graxos, ou NE pobre em ω-3 (n=30), que recebeu 250 mg dos ácidos graxos, por 15 dias durante a quimioterapia.
O desfecho primário foi a freqüência de neutropenia de grau 3 e 4 e os desfechos secundários incluíram outros eventos adversos relacionados com a quimioterapia, peso corporal e marcadores inflamatórios.
A ingestão de calorias totais durante a quimioterapia foi igual nos dois grupos e não houve diferença significativa na mudança de peso corporal após a quimioterapia entre os dois grupos.
Não houve diferença significativa na incidência de leucopenia de grau 3 e 4 e neutropenia (p>0,05). No entanto, a presença de estomatite foi significativamente menor no grupo rico em ω-3 (p=0,018).
A incidência de diarréia ocorreu com menos freqüência no grupo rico em ω-3 (16,1%) em comparação com o outro grupo (36,7%). No entanto, essa diferença não foi significativa (p=0,068).
Os pesquisadores também observaram que os níveis das transaminases hepáticas alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase aumentaram significativamente menos no grupo rico em ω-3.
O presente estudo não demonstrou que a terapia nutricional enteral rica em ω-3 diminui a freqüência de neutropenia induzida pela quimioterapia. No entanto, demonstramos que essa abordagem foi capaz de diminuir a freqüência de toxicidades de mucosas induzida pelo tratamento, tais como estomatite e diarréia, e até hepatoproteção, concluem os autores.

REFERÊNCIA
Miyata H, Yano M, Yasuda T, Yamasaki M, Murakami K, Makino T, et al. Randomized study of the clinical effects of ω-3 fatty acid-containing enteral nutrition support during neoadjuvant chemotherapy on chemotherapy-related toxicity in patients with esophageal cancer. Nutrition. 2016.
FONTE DA MATÉRIA: http://www.nutritotal.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS