Batata Doce: Você sabe qual a preparação perde mais nutrientes?


FONTE DA IMAGEM: http://www.jennaseverythingblog.com

A batata-doce por sua composição nutricional, é considerada um dos alimentos mais saudáveis do planeta, por ser rica em energia, vitaminas C e do complexo B, minerais, além de possuir componentes fitoquímicos benéficos à saúde.
Para ser consumida deve sofrer ação do calor para que haja a gelatinização do amido. Contudo, os métodos de cocção provocam alterações químicas e físicas que podem modificar seu valor nutricional.
Em um estudo científico deste ano de 2016 que também foi uma Tese de Doutorado da Universidade Federal do Ceará, o autor objetivou avaliar a retenção de nutrientes em batatas-doces submetidas a métodos de cocção convencionais (ebulição, vapor, forno convencional e panela de pressão) e contemporâneos (forno de micro-ondas e a vácuo no forno combinado), além de avaliar a aceitação sensorial e as características microbiológicas de cada método.
O autor do estudo concluíu que os métodos de cocção convencionais e contemporâneos empregados neste estudo para o processamento das batatas-doces conduziram a alterações químicas e físico-químicas, mostrando diferenças na composição nutricional em comparação às amostras in natura.
Em todos os métodos de cocção foi observada alteração na coloração das batatasdoces e redução significativa no conteúdo de ácido ascórbico, havendo menor perda nas amostras submetidas à cocção em ebulição e a vácuo no forno combinado. As cocções por ebulição, forno e micro-ondas foram as que apresentaram maior facilidade de extração de carotenoides totais.
Todos os métodos de cocção aplicados ocasionaram aumento nos efeitos benéficos para a saúde como a elevação no teor de polifenóis totais e na atividade antioxidante total presente nas batatas-doces, ao se comparar com a amostra in natura.
A temperatura e o tempo de cocção aplicados nos seis métodos de cocção mostraram-se eficazes na eliminação de coliformes totais, fecais e Salmonella sp, satisfazendo aos padrões higiênico-sanitários exigidos pela legislação brasileira.
Em relação aos componentes funcionais, a cocção de batatas-doces em forno convencional ou em forno de micro-ondas são as mais recomendadas, uma vez que foram as que melhor retiveram carotenoides, polifenóis e antioxidantes. No entanto, o ácido ascórbico foi melhor retido nas cocções em ebulição e a vácuo no forno combinado.
Assim,  o autor relata que para a obtenção de uma maior variedade de nutrientes e compostos bioativos é válido que haja variação na escolha do método de cocção ao se preparar batatas-doces.

REFERÊNCIA:

VELHO, Liana Cleide Flor de Lima. Avaliação da retenção de nutrientes, aspectos sensoriais e microbiológicos de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) submetida a diferentes métodos de cocção. 2016. Tese de Doutorado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS