AUTOEXAME: Prevenção para Câncer de Boca e Língua:


FONTE DA IMAGEM: https://www.cedars-sinai.edu

Gostaria, através deste post e pela minha experiência profissional com pacientes oncológicos, repassar esclarecimentos sobre o câncer de língua e boca, pelo qual muitas pessoas não se atentam com sinais e sintomas simples da doença. Assim, espero ajudar com estas orientações.
O câncer da língua não é o mais freqüente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas consomem muita quantidade de bebida alcoólica, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando.
É mais comum nos homens do que em mulheres, esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detectada a tempo, por isso torna-se importante saber quais são os primeiros sintomas de câncer da língua.
Os primeiros sintomas de câncer de língua pode ser visto nos lábios feridas em forma, o que pode demorar mais para diminuir. Há também uma formação de escaras de pus nos cantos da boca. Estes podem estender para as feridas da cavidade oral e língua tornam-se.
Úlceras da língua na ponta da língua é também um sinal de câncer. Estas úlceras ou lesões podem ser cinza rosado a vermelho e podem sangrar se mordido ou tocada. Ferida na língua, seguida de dormência e dificuldade de mastigação e deglutição podem ser observados. O mau hálito também pode ser visto como um dos sintomas de cancro da língua, especialmente em estádios avançados.
Em relação ao câncer bucal, alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O autoexame da boca e língua  é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades onde em estágios iniciais podem ter mais chances de tratamento e cura. Prevenção é vida!!!

REFERÊNCIAS:
- CONCEIÇÃO, Thalita Santana. Imunoexpressão das proteínas APE-1 e XRCC-1 em carcinoma epidermoide de língua oral. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- TIBALDI, Andréia Cristina Bonfá et al. Avaliação do conhecimento da população do município de Fernandópolis-SP em relação ao câncer bucal. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 4, n. 1, 2015.
- CHERCHIGLIA, M. L. et al. Sobrevida De Cinco Anos E Fatores Associados Ao Câncer De Boca Para Pacientes Em Tratamento Oncol” Gico Ambulatorial Pelo Sistema Único De Saúde, Brasil. Value in Health, v. 18, n. 7, p. A827, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS