Ganho de Massa Muscular X Bebidas alcoólicas:




FONTE DA IMAGEM:http://bestlittlebrewfestintexas.com

Um alto consumo de bebida alcoólica no final de semana em uma festa por exemplo, acaba causando deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, todas vitaminas importantíssimas para quem pratica musculação. É praticamente impossível conseguir massa muscular quando se está deficiente dessas vitaminas. A vitamina B2, por exemplo, é responsável por favorecer o metabolismo na sintetização de gorduras, açúcares e proteínas.
Na parte hormonal, o álcool também trabalha de forma prejudicial. O álcool interfere no hipotálamo, na hipófise e também nos testículos, que são os encarregados pela função reprodutiva de testosterona, o hormônio masculino principal responsável pela característica e força muscular. Em mulheres esse caso também se agrava, ocasionando problemas severos no metabolismo ósseo, assim como os distúrbios menstruais decorrentes também do desequilíbrio hormonal.
A diminuição da síntese protéica em decorrência da ingestão de bebida alcoólica sempre acontece, até mesmo em pouca quantidade. O problema é que, quem espera resultados, não pode nem pensar em abalar sua capacidade de sintetização de proteínas.
Calcula-se para quem costuma beber muito seguidamente, uma perda de até 20% da musculatura, que acaba sendo substituída por células de gorduras no final da história.
Devemos lembrar também da desidratação, especialmente para quem prefere cerveja. Isso porque toda bebida alcoólica tem efeito diurético. É bom saber que quando se está indo muito ao banheiro por beber cerveja, o que está saindo não é necessariamente a cerveja. O que sai é líquido em exagero.
O corpo humano é constituído cerca de 70% de água, sendo ela importante ao funcionamento de tudo. E com o efeito diurético, é possível perder até sais minerais como o cálcio.

REFERÊNCIAS:
- PESSÔA FILHO, Dalton Müller et al. INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL REGIONAL E TOTAL SOBRE O DESEMPENHO DE NADO E ÍNDICES AERÓBIOS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 22, n. 3, p. 195-199, 2016.
- SILVA, Anna Erica Mero Cavalcanti da et al. A busca pelo corpo perfeito vale a pena?: uma abordagem geral. Pesquisa em Educação Ambiental, p. 1-6, 2015.

- DA FONSECA VILELA, Guilherme; ROMBALDI, Airton José. Perfil dos frequentadores das academias de ginástica de um município do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 28, n. 2, p. 206-2015, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS