Excesso de Whey e Problemas Renais - CUIDADO!










FONTE DA IMAGEM:http://blogs.davita.com/

O suplemento alimentar whey protein é febre entre os frequentadores de academia que querem ganhar massa muscular. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), existem cerca de 10 000 postos de comércio de suplementos – e o whey protein é responsável por 60% das vendas.
Porém o consumo em excesso de proteína é excretado pelo organismo. Nesse processo, os rins são obrigados a trabalhar mais, o que, a longo prazo, pode causar insuficiência e cálculo renal.
Uma medida de whey tem, mais ou menos, de 25 a 30 gramas de proteína, muitas pessoas sem orientação de um Nutricionista Clínico Esportivo consome mais de uma vez por dia desta quantidade e ainda ingere outras fontes de proteína por meio dos alimentos, que pode facilmente ultrapassar a necessidade diária e sobrecarregar os rins.
Ainda relacionado à sobrecarga do rim, o consumo exagerado de proteína pode levar ao inchaço do corpo. Muitas pessoas acham que esse inchaço é decorrente do músculo que cresceu por causa do whey. Mas, como o rim está trabalhando demais, o controle hídrico do organismo fica prejudicado e o organismo começa a reter líquido, causando essa sensação.

Por isso, sempre procure um profissional qualificado para usar suplementos, o Nutricionista Clínico Esportivo irá solicitar exames laboratoriais diversos antes de indicar qualquer produto não colocando em risco a sua saúde. Não utilize indicação de suplementos por “boca” por pessoas que não são especialistas no assunto pois pode ser muito prejudicial a sua saúde e muitas vezes sem volta.

FONTE DA MATÉRIA: 

- BECKER, Lenice Kappes et al. Efeitos da suplementação nutricional sobre a composição corporal e o desempenho de atletas: uma revisão. Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva, v. 10, n. 55, p. 93-111, 2016.
- DE JESUS ALMEIDA, Priscila et al. Avaliação do perfil bioquímico de praticantes de exercícios físicos consumidores de suplementos alimentares. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 3, n. 1, p. 30-40, 2016.
- FAYH, Ana Paula Trussardi et al. Consumo de suplementos nutricionais por frequentadores de academias da cidade de Porto Alegre. Rev Bras Ciênc Esporte, v. 35, n. 1, p. 27-37, 2013.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS