NOVO ESTUDO: Ômega-3 para a Depressão na Esclerose Múltipla








FONTE DA IMAGEM:http://www.medicinenet.com/multiple_sclerosis_pictures_slideshow/article.htm

 Com tantos casos de Esclerose Múltipla nos últimos tempos, surge novos estudos científicos para nos auxiliar nos tratamentos a estes pacientes. 
Os autores do estudo publicado em 2016 (Omega-3 Fatty Acids for Depression in Multiple Sclerosis: A Randomized Pilot Study), objetivou investigar se a suplementação com ômega-3 (como uma terapia de reposição) melhoraria o transtorno depressivo em pessoas com Esclerose Múltipla, já que se diz muito sobre ômema-3 e melhorias na depressão. Mas será que funciona com quem tem Esclerose Múltipla também - é o que o estudo tenta desvendar. 
A Esclerose Múltipla que é uma doença crônica incapacitante do sistema nervoso central em jovens adultos de meia idade onde a depressão é comum e afeta entre 50-60% dos pacientes.
Foi realizado um duplo-cego, estudo piloto randomizado, controlado por placebo de ácidos graxos ômega-3 em seis gramas por dia ao longo de três meses. O desfecho primário foi uma melhoria de 50% ou mais na Escala de Depressão de Montgomery-Asberg (MADRS).
Trinta e nove participantes foram distribuídos aleatoriamente e trinta e um completou a intervenção de 3 meses. Melhoria na MADRS entre os grupos não foi significativamente diferente no ponto final de 3 meses com 47,4% no grupo do ácido ômega-3 e 45,5% no grupo de placebo mostrando 50% ou mais de melhoria (p = 0,30). Os ácidos graxos ômega-3 como uma terapia de reposição para a depressão resistente ao tratamento em MS não foi significativamente diferente do placebo neste estudo piloto, apenas relataram que a suplementação de ômega 3 na dose dada foi bem tolerada durante 3 meses. Talvez novos estudos mais longos seriam interessantes para verificar a eficácia ou não da suplementação para estes casos.


FONTE DO ESTUDO: SHINTO, Lynne et al. Omega-3 Fatty Acids for Depression in Multiple Sclerosis: A Randomized Pilot Study. PloS one, v. 11, n. 1, p. e0147195, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS