RECEITAS DE LEITES VEGETAIS:



FONTE DA IMAGEM: http://www.foodandnutrition.org

BEBIDA VEGETAL DE ARROZ

Ela é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B e seu sabor é suave.

Modo de preparo:

Ferva duas xícaras (chá) de arroz, sem lavar, com 2,5 litros de água, por 15 minutos, em fogo médio. Em seguida bata tudo no liquidificador e coe em peneira fina. É opcional colocar uma pitada de sal para dar um leve sabor. Rende um litro.



BEBIDA VEGETAL DE AVEIA

Fonte de fibras, proteína vegetal, gordura, glúten, cálcio e sódio. É uma bebida mais viscosa e tem sabor leve.

Modo de preparo:

Para cada xícara (chá) de aveia, adicione o dobro de água em temperatura ambiente. Deixe descansar por duas horas e, em seguida, coe em filtro de pano.



BEBIDA VEGETAL DE AMÊNDOAS

Ela é fonte de magnésio e cálcio, importante para a prevenção de osteoporose, rica em vitaminas do complexo B e aminoácido arginina, que atua na saúde da circulação sanguínea. Tem um leve sabor adocicado e carrega a gordura da amêndoa. O leite de amêndoas é o mais aceito pelos adeptos das bebidas vegetais, pelo sabor único, textura mais ‘cremosa’ e perfume.

Modo de preparo:

Deixe uma xícara e meia (chá) de amêndoas de molho em quatro xícaras de água filtrada pelo período de 12 horas. Jogue a água fora, bata as amêndoas no liquidificador, peneire em um filtro de pano e tome em seguida.



BEBIDA VEGETAL DE SOJA

De sabor mais forte e cheiro característico, ela é rica em proteína vegetal, tem baixo índice glicêmico e é fonte de vitamina do complexo B e isoflavonas. Possui também fibras e gorduras.

Modo de preparo:

Lave uma xícara (chá) de soja em grãos e cozinhe em água por 5 minutos. Em seguida, jogue a água fora, lave os grãos em água corrente e deixe de molho por oito horas. Lave novamente os grãos em água corrente e bata no liquidificador com cinco xícaras (chá) de água filtrada. Coe na peneira ou no pano limpo. Cozinhe a bebida de soja na panela por mais 30 minutos em fogo baixo, mexa para não grudar no fundo da panela. Podem ser adicionadas gotas de essência de baunilha a gosto.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS