Desintoxicação é possível no inverno, veja dicas:

Que tal aproveitar o inverno para desintoxicar e ficar de bem com sua saúde na primavera/verão?
Existem alimentos que ajudam a eliminar de forma natural as toxinas presentes no organismo, melhorando a  disposição e  a  energia para as atividades diárias.
Muita proteína e carboidratos simples, alimentos gordurosos e com conservantes contribuem para  diminuir a  energia  e aumentar o acúmulo de toxinas e podem alterar o funcionamento do organismo, principalmente em órgãos como o fígado e o intestino. Isso causa cansaço, mau funcionamento do intestino e má digestão.
Alterar alguns hábitos alimentares e ter uma alimentação mais saudável pode ajudar a restaurar o organismo e eliminar boa parte das toxinas.

 Veja alguns alimentos que ajudam nesse processo de desintoxicação:

Mel: rico em frutose, ajuda a diminuir o desejo por doce e pode ser utilizado no lugar do açúcar. Como a frutose é liberada mais lentamente no sangue a  energia é garantida por mais tempo durante o dia

Couve: possui alto teor de clorofila – substância que ajuda a desintoxicar e limpar o organismo, especialmente o intestino.

Arroz integral: contém orizanol, um fitoquímico capaz de reduzir a absorção de gordura pelo organismo. Possui também vitaminas (E e as do complexo B) e minerais (fósforo, cálcio, magnésio) que ajudam a regular o metabolismo, e fibras.

Melancia: rica em fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, bata a fruta com limão e folhinhas de hortelã.

Brócolis: contém ácido fólico e um fitoquímico o sulforafane, que ajuda a eliminar as toxinas do fígado.

Cenoura: a combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Contém também dois minerais, o silício e o potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

Limão: é alcalinizante e deixa o pH do sangue menos ácido, ajudando na eliminação de toxinas. Além disso, tem ação depurativa do sangue e é antioxidante das células. Pode ser usado como tempero de saladas e de outros alimentos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS