Pele bronzeada no verão com a ajuda dos carotenóides!


Os carotenóides nada mais são do que pigmentos naturais, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Eles estão presentes em algumas espécies vegetais, na corrente sanguínea e em tecidos humanos e de outros animais.
Entre suas funções estão absorção de luz, atividade antioxidante, e diminuição do risco de doenças degenerativas e de câncer. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenóides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo. 
Existem cerca de 600 tipos de carotenóides, porém menos de 10% deles são precursores da vitamina A.
O betacaroteno é o carotenóide que mais funciona no quesito cor de verão. A cenoura é um dos alimentos mais famosos por conter essa substância, um antioxidante que quando transformado em vitamina A age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto bronzeado.
Além da cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre favorecem um bronzeamento mais rápido.
Você precisa de grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia) de alimentos ricos em betacaroteno, mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia.
Mas também é possível recorrer às cápsulas complementares, que devem ser receitadas por uma nutricionista clínico ou médico, pois tudo que é em excessivo pode fazer mal ao nosso organismo.
Além disso, incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, kiwi e laranja, também auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS