Os benefícios da Pasta de Amendoim a saúde:


O amendoim contém grande quantidade de nutrientes, já foi até considerado vilão devido a seu valor calórico (596 kcal para 100gr), porém hoje em dia, devido a evidencias científicas de suas implicações benéficas em vários órgãos e sistemas, o consumo diário de uma pequena porção é bem vinda e usada no tratamento e preservação do bom estado de saúde.
De fácil digestão, sua composição apresenta elevada quantidade de vitaminas, 25% a 30% de proteínas, ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linolênico) e pouca quantidade de ácidos graxos saturados. É ótima fonte de fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais e também fitoquímicos

CUIDADO: Pasta de amendoim, creme de amendoim ou manteiga de amendoim?
Tudo depende do receituário do produto. Estes produtos podem receber adição de óleo vegetal, açúcar ou carboidratos como maltodextrina, conter pedaços íntegros de amendoim, entre outros ingredientes. O ideal é que você opte pelo produto elaborado apenas com amendoim integral. A dica é aquela de sempre, OLHE O RÓTULO SEMPRE e procure um nutricionista clínico para te ajudar!

BENEFÍCIOS DA PASTA DA PASTA DE AMENDOIM

ü A pasta de amendoim fornece grande quantidade de vitaminas do complexo B, com isso são observados benefícios ao sistema digestivo e ao sistema nervoso. Estará garantida a formação de neurotransmissores sinônimos de bem estar como a serotonina.

ü Redução da incidência de várias doenças! Evidencias apontam para redução de casos de Mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares com consumo de pasta de amendoim em pequena quantidade diariamente.

ü Rica em ácidos graxos insaturados (monoinsaturados), os ácidos gordos contidos na pasta de amendoim evitam o aparecimento de doenças cardiovasculares.

ü Possui proteínas vegetais, fibras dietéticas, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquimicos a pasta de amendoim possui alegação de alimento funcional devido a sua composição.

ü Possui nutrientes renovadores celulares e que protegem contra envelhecimento precoce.

ü A pasta de amendoim consumida diariamente ajuda a prevenir o dano muscular induzido pelo exercício.

ü Rica em cálcio e magnésio a pasta de amendoim ajuda a prevenir a osteoporose.

ü Rica em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linolênico) e pobres em ácidos graxos saturados a pasta de amendoim é uma ótima fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais (selênio, magnésio e manganês) e fitoquímicos.

ü Os fitoquimicos, os fitoesteróis contidos no amendoim provocam efeito protetor contra câncer. Acontece efeito inibitório da proliferação de células tumorais. Em pesquisa realizada por King e sua equipe identificaram redução de 33% no crescimento de tumores em indivíduos que consumiam amendoim diariamente. Os fitoesteróis também reduzem a quantidade de triglicerídeos e LDL de indivíduos consumidores de amendoim em comparação a não consumidores.

ü Fornece arginina, usado na produção de um nutriente gasoso chamado óxido nítrico, este nutriente por sua vez está intimamente ligado a mobilização de defesas naturais do organismo.

ü Grande quantidade de vitamina E, trata-se de um excelente antioxidante que auxiliará o organismo ativando sistema de defesa contra agressores, estresse físico entre outros.


ü Possui ainda uma quantidade significativa de Ômega-3, reduz moderadamente os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Possui ainda importante papel em processos inflamatórios além de muitos outros benefícios.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS