Alimentos que podem ser tóxicos:


Conheça os três alimentos que consumimos e que podem ser tóxicos:

Mandioca
Este é um dos alimentos mais populares no Brasil, mas que poucas pessoas imaginam que possa ser perigoso. Algumas espécies de mandioca possuem um elemento chamado ácido cianídrico, que pode causar intoxicação por ingestão. Nas espécies de mandioca mais populares do Brasil, chamadas de Aipim ou Macaxeira, a concentração de ácido cianídrico é insignificante. Porém, uma espécie conhecida como mandioca brava possui uma quantidade maior desta toxina e, se ela não for bem cozida ou consumida crua, pode provocar uma intoxicação.

Castanha de Caju
A castanha de caju crua possui uma toxina chamada urushiol, que pode até ser letal. Para o nosso bem, não consumimos a castanha neste estado. A castanha de caju como a consumimos não causa nada, pois elas são torradas ou cozidas. O perigo está no consumo dela crua ou mal cozida, pois nestes casos ela poderá liberar uma toxina chamada urushiol, que pode até ser letal. Em pequenas quantidades, pode gerar dermatite ou inflamações na pele.

Cogumelos

Os cogumelos são alimentos extremamente perigosos pelo simples fatos de existirem milhares de espécies com várias características. Além das comestíveis, existem também as espécies venenosas e que podem ser facilmente confundidas com aquelas que tanto apreciamos. Uma das mais mortais toxinas de cogumelos é a alpha-amanitina, que causa danos ao fígado. Porém, se você encontrar um cogumelo crescendo na sombra de uma árvore, não tente consumi-lo, pois ele pode ser mortal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS