Dicas para não consumir mais refrigerantes: veja!!!



Pessoas do mundo todo continuam a aumentar o consumo de refrigerantes alarmando os nutricionistas que consideram os mesmos muito ácidos (podendo causar estragos nos dentes e no sistema digestório), pobre em nutrientes (vitaminas e minerais), rico em açúcar (que está ligado ao ganho de peso) ou em adoçantes artificiais (cujo uso exagerado ainda é motivo de controvérsias acerca da segurança ao organismo).

Para ajudá-lo a parar com o (mau) hábito tente algumas das sugestões abaixo:

1. Identifique uma razão importante para parar de ingerir refrigerantes. Quer perder peso? Diminuir o consumo de cafeína? Passar a beber mais água? Se você não tiver uma boa razão acabará voltando atrás na sua decisão.
2. Encontre uma bebida que substitua o refrigerante. A água é a melhor bebida de todas mas você também pode substituí-lo por chá gelado ou sucos de baixa calorias como o de limão e o de maracujá.
3. Parar de uma vez ou gradualmente? Isto é uma decisão muito pessoal. O ideal é ir diminuindo gradualmente. Se você ingere refrigerante várias vezes ao dia, passar para uma vez ao dia. Se você só ingere uma vez ao dia passar para 3 vezes na semana e assim sucessivamente. Porém se achar isto muito difícil pode tentar cortá-lo de uma única vez. Contudo, pense nas outras vezes em que tomou uma decisão drástica. Conseguiu mantê-la?
4. Nunca pule o café da manhã pois acabará sentindo vontade de consumir uma série de “porcarias” inclusive refrigerante.
5. O seu desejo é por refrigerantes ou por algo doce? Se este for o caso substitua-o por uma fruta doce ou mesmo por um lanche de banana, mel e aveia. Muitas vezes o desejo pelo refrigerante no meio da tarde se dá pela queda de glicose na corrente sanguínea. Por isto nunca fique muito tempo sem se alimentar. O ideal é fazer uma pequena refeição a cada 2 ou 3 horas.
6. Carregue sua garrafinha de água onde for. Se não ingerir bastante água durante o dia acabará sentindo mais vontade de outras bebidas como o refrigerante. Preste atenção no que acontece quando substituir o refrigerante por outras bebidas. Seu humor se altera? Você tem dor de cabeça? Você perde peso? Observar as conexões entre o consumo do refrigerante e sua saúde irão fazê-lo alcançar seus objetivos mais rápido.
7. Identifique os momentos críticos. Quando é que você sente mais vontade de tomar refrigerante? É no almoço, no lanche, nas festas? Identificando estes momentos você será capaz de criar melhores alternativas para reduzir ou eliminar o hábito da sua vida.

8. Lembre-se: refrigerante não vicia. As pessoas que tomam regularmente podem apreciar o sabor, o odor e a sensação de frescor mas não vão ter uma crise de abstinência com sua retirada. Ou seja, se você souber se motivar não vai ser tão difícil assim passar sem ele.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS