Entendo sobre o Sono e a sua influência com a Nutrição!



Seres humanos possuem um relógio natural que determina que diferentes processos fisiológicos devem ocorrer na presença de luz e em sua ausência. Durante a noite, que naturalmente é escura, produzimos um hormônio denominado melatonina, responsável pela sensação de sono. Este mesmo hormônio é responsável por neutralizar o excesso de radicais livres durante o sono, evitando os danos celulares responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de neoplasias. A melatonina é produzida na glândula pineal, a partir da serotonina, neurotransmissor responsável por sensações prazerosas. A melatonina não é produzida em quantidade ideal caso não haja o ambiente escuro necessário a sua síntese, ou se houver insuficiência dos nutrientes responsáveis pela produção de sua precursora, a serotonina, como magnésio, vitaminas B12, B6, folato e o aminoácido triptofano.
Outro hormônio produzido durante o sono é o hormônio do crescimento (GH). O GH induz o crescimento em crianças, enquanto em adultos, é importante para a correta renovação celular, manutenção da massa muscular e redução da gordura corporal. Se o sono é insuficiente, o GH não é produzido em quantidade suficiente. Em situações de estresse, como em sono insuficiente, a glândula supra-renal secreta os hormônios adrenalina e cortisol. A adrenalina acelera os batimentos cardíacos e reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial, enquanto o cortisol induz a resistência à insulina e conseqüente deposição de gordura na região abdominal, entre outros efeitos.
Indivíduos com sono insuficiente têm maior predisposição à obesidade se comparados a pessoas que dormem bem. Além de toda a desregulação hormonal que leva o organismo a acumular gordura e perder massa muscular, neuropeptídeos denominados orexinas são secretados durante o estado de vigília, e são responsáveis pela manutenção deste e pelo estímulo à ingestão de alimentos. Por isso, passar a noite acordado aumenta a ingestão de alimentos e aumenta o risco de obesidade.
A evolução adaptou o ser humano a estar em alerta durante o dia e a dormir durante a noite, e a inversão dos ciclos biológicos naturais acarreta em sérios riscos à saúde. Apagar as luzes e desligar aparelhos eletrônicos durante a noite é uma medida simples e eficaz contra a insônia. Ingerir adequadamente alimentos fonte dos nutrientes necessários à produção de serotonina e melatonina, como cereais integrais, vegetais folhosos verdes escuros, carnes e chocolate amargo pode também ajudar a ter uma noite de sono tranqüila. A ingestão de álcool ou cafeína e a restrição energética podem reduzir a secreção de melatonina, e assim, atrapalhar o sono.
Para melhores resultados, lembre-se sempre de consultar um nutricionista que poderá passar orientações individuais específicas.

·      Referências Bibliográficas

·      FROY, O. Metabolism and circadian rhythms–implications for obesity. Endocr Rev; 31(1):1-24, 2010.
·      BRANDENBERGER, G.; WEIBEL, L. The 24-h growth hormone rhythm in men: sleep and circadian influences questioned. J Sleep Res; 13(3):251-5, 2004.
·      SEOANE, L.M.; TOVAR, S.A.; PEREZ, D.; Orexin A suppresses in vivo GH secretion. Eur J Endocrinol;  150(5):731-6, 2004.
·      KANALEY, J.A.; WELTMAN, J.Y.; PIEPER, K.S.; et al. Cortisol and growth hormone responses to exercise at different times of day. J Clin Endocrinol Metab; 86(6):2881-9, 2001.
·      REA, M.S.; FIGUEIRO, M.G.; SHARKEY, K.M.; CARSKADON, M.A. Relationship of morning cortisol to circadian phase and rising time in young adults with delayed sleep times. Int J Endocrinol; 2012:749460, 2012.
·      KORKMAZ, A.; REITER, R.J.; TOPAL, T.; et al. Melatonin: an established antioxidant worthy of use in clinical trials. Mol Med; 15(1-2):43-50; 2009.
·      ESPAÑA, R.A.; SCAMMELL, T.E. Sleep neurobiology from a clinical perspective. Sleep; 34(7):845-58, 2011.

·      PEUHKURI, K.; SIHVOLA, N.; KORPELA, R. Dietary factors and fluctuating levels of melatonin. Food Nutr Res; 56, 2012.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS