Peixes de água salgada X Suplementos de ômega-3





Revisão sistemática e metanálise publicada no dia 24/09/12, em sua íntegra no site da Associação Médica Britânica http://www.bmj.com/content/345/bmj.e6698, mostrou que o consumo de peixes de água salgada é mais eficiente no combate às doenças cerebrovasculares do que o consumo de suplementos de ômega-3 isoladamente. Os 38 estudos que fizeram parte da metanálise envolveram 800.000 indivíduos com ou sem doença cardiovascular prévia, em 15 países.
As evidências apontam  para o benefício do aumento no consumo de peixes para pelo menos 2 porções por semana. Atum, sardinha e salmão podem ser aliados na sua saúde uma vez que fornecem uma combinação de nutrientes (vitaminas, minerais, ômega-3 e aminoácidos essenciais) que não são encontrados nas cápsulas de suplementos. Este consumo reduz o risco de doenças cerebrovasculares em 6% naqueles que consomem peixe uma vez ou menos por semana e em 12% naqueles que consomem 5 ou mais porções de peixes por semana. Já o consumo de suplementos de ômega-3 não foram associados à redução do risco.
Outro benefício do consumo aumentado de peixes é a automática redução no consumo de outras carnes, mais ricas em gordura saturada e purinas, os quais aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Os suplementos de ômega-3, apesar de menor benefício demonstrado neste estudo pode ser útil para outros pacientes, com condições inflamatórias associadas e também em pacientes diabéticos, como já comprovado em diversos outros estudos.

 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS