AÇÚCAR & REFRIGERANTE: "O ASSASINO SILENCIOSO"


Atualmente temos uma nação de viciados em açúcar. O consumo de açúcar refinado subiu exponencialmente nas últimas décadas, e estima-se que se cifre em qualquer coisa como 10 quilos anuais por pessoa mais outro tanto em xarope frutose. Para piorar o horror destes fatos há pessoas que não usam nada doce ou que consomem muitíssimo pouco açúcar, o que significa que há uma percentagem da população que consome anualmente mais açúcares do que o seu próprio peso. O corpo humano não consegue tolerar estas quantidades astronómicas de hidratos de carbono refinados. Os órgãos vitais são lesados pelo enorme consume destes açúcares.
O açúcar refinado não contém fibra, minerais, proteínas, gordura, ou enzimas, apenas calorias vazias… O que é que acontece quando ingerimos um hidrato de carbono refinado como o açúcar? O nosso corpo tem de deitar a mão a nutrientes vitais de células saudáveis para metabolizar este alimento incompleto. Cálcio, sódio, potássio e magnésio são retirados de diversas partes do corpo para podermos fazer uso do açúcar. Muitas vezes, é usado tanto cálcio para neutralizar os efeitos do açúcar que os ossos tornam-se osteoporóticos devido à espoliação de cálcio. Da mesma forma, os dentes são afetados e perdem os seus componentes até ocorrer a cárie e a consequente perda dos dentes.
O açúcar refinado é vazio de nutrientes, consequentemente causa a depleção dos estoques de várias vitaminas, minerais e enzimas. Se o consume de açúcar persiste então causa uma condição conhecida como acidose metabólica crônica de baixo grau, pelo que são necessários mais minerais para a compensar. Se o organismo ficar exaurido destes nutrientes, então não conseguirá ver-se livre dos resíduos tóxicos oriundos do açúcar. Estes acumulam-se no cérebro e no sistema nervoso, o que acelera a morte celular. A corrente sanguínea fica cheia destes desperdícios e aparecem sintomas de intoxicação. O açúcar também torna o sangue grosso e pegajoso, dificultando o fluxo sanguíneo e o suprimento vital às gengivas e aos dentes, bem como à pele.
Os malefícios mais notórios dos açúcares – com especial culpa para a frutose – situam-se ao nível do cérebro (a doença da Alzheimer é conhecida como a 3ª forma de diabetes), do sistema cardiovascular e obesidade da qual a diabetes e a síndrome metabólica são os expoentes. A frutose é a grande culpada da epidemia de obesidade, diabetes, doença cardíaca e fígado gordo. Frutose e álcool são praticamente idênticos, exceção feita ao estado de agitação provocado por este último. De resto, os seus efeitos nocivos são idênticos. Certamente que não passa pela cabeça de nenhum dos meus leitores dar uma cerveja aos seus filhotes. Então porque é que dão tão facilmente uma lata de refrigerante? Pense nisto e pare de consumir refrigerantes.
Veja o esquema abaixo e entenda mais sobre este assunto:
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS