Uso contínuo de antiácidos como Omeprazol X saúde








O uso prolongado e em altas doses de antiácidos para combater a azia grave e a doença do refluxo pode causar a má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, além de fraturas e infecções.
O abuso de antiácidos tem motivado a FDA (agência norte-americana de fármacos e alimentos) a fazer alertas sobre uma classe dessas drogas, da qual fazem parte o Omeprazol e o Esomeprazol.
O uso de antiácidos é uma maneira de as pessoas controlarem os sintomas incômodos, sem fazer mudanças difíceis (e necessárias) no estilo de vida, como perder peso ou cortar os alimentos que causam a azia e o refluxo.
A recomendação sobre o uso desses medicamentos é de duas até oito semanas, dependendo do problema, pois estudos têm demonstrado que o uso abusivo dessas substancias pode reduzir a absorção de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e vitamina B12.
Além disso já foi visto que o uso prolongado desses medicamentos muda o pH intestinal e consequentemente o tipo de bactérias que habitam o intestino. Essa mudança no pH favorece o crescimento de espécies bacterianas ruins. O que é algo extremamente preocupante, haja visto que atualmente já se sabe que o microbioma intestinal (população de bactérias que habita o intestino) está diretamente relacionado a estados de saúde ou doença.
Um perfil microbiano predominantemente ruim é sinônimo de Disbiose, condição associada à diversas doenças crônicas, baixa imunidade e prejuízo na absorção de diversas vitaminas e minerais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS