POSSÍVEL DIAGNÓSTICO DO AUTISMO POR MEIO DE EXAMES DE SANGUE, SALIVA E URINA E UM NOVO ESTUDO REVELA A NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINAS DO COMPLEXO B PARA ESSE PÚBLICO ESPECIAL




De acordo com o estudo  dos pesquisadores Belardo, Gevi & Zolla, deste ano, 2019, o transtorno do espectro do autismo (TEA) é caracterizado por dificuldades persistentes na comunicação social e na interação social. Além destas questões, distúrbios metabólicos são comuns e têm sido associados à problemas de metilação e deficiência de antioxidantes, gerados por deficiência de vitaminas do complexo B (B6, B9 e B12).  Os exames principais para acompanhamento de alterações no ciclo que envolvem estas vitaminas são o genético MTHFR e a concentração plasmática de homocisteína.
A carência destes nutrientes contribui para a neuroinflamação, problemas imunológicos, redução da capacidade de desintoxicação. Além dos problemas metabólicos e mutações genéticas, contribuem para a carência de nutrientes a disbiose intestinal, que gera menor absorção.
No estudo de Wetie et al, 2015, mostrou que crianças autistas possuíam uma quantidade modificada de certas proteínas na saliva. Os exames são promissores pois são indolores, podem ser feitos em casa (evitando o estresse de deslocamento para um laboratório ou hospital), a coleta pode ser feita por familiares. Contudo, todos os biomarcadores deveriam ser produzidos exclusivamente pelo cérebro para que que o diagnóstico fosse mais fidedigno. Isto ainda é um desafio mas pesquisas com marcadores como microRNAs continuam e esperamos que no futuro possam ser utilizados a um custo mais baixo.
O segundo estudo de 2018 (Anwar et al),  avaliaram outro grupo de substâncias (produtos finais de glicação avançada) em amostras de sangue e urina, de crianças entre 5 e 12 anos. Foi observado que as crianças com autismo possuíam concentrações mais altas de N-carboximetil-lisina, N-carboximetilarginina e ditirosina no sangue e maior quantidade de semialdeído glutâmico na urina.

Bom, vamos aguardar novos estudos sobre o possível diagnostico, porém a suplementação de vitaminas do complexo B pode ser prescrito pelos Nutricionistas após avaliação do paciente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS