Malefícios do uso indiscriminado dos suplementos e medicamentos “naturais” para emagrecer






“Quer emagrecer de quatro a 13 quilos por mês sem nenhum esforço?”

Com anúncios que garantem o milagre do emagrecimento, vendedores comercializam pelas redes sociais, sem nenhuma dificuldade, remédios de uso restrito e até proibido. Esses produtos seduzem as pessoas com a promessa de acelerarem o ganho de massa muscular ou perda de peso, só que o uso por conta própria pode ter consequências sérias à saúde!!!

Eu mesma já tive uma paciente que usou um produto para emagrecer recentemente que foi divulgado via internet e teve um grave problema de saúde (AVC e doença renal), precisou ficar internada meses na UTI e agora está se recuperação ainda. O desejo era emagrecer rápido sem precisar sofrer com as restrições, infelizmente muitos pensam dessa forma arriscando sua saúde, principalmente com produtos milagrosos divulgados nas mídias sociais dizendo que são naturais porém sabemos que não os são. Não existe resultado rápido de queima de gordura corporal sem atividade física e reeducação alimentar, o que se conquista com esses “emagrecedores” é perda de água corporal com possível desidratação grave com várias consequências além de prejuízos para alguns órgãos. Fica a Dica!!! Tudo que promete demais, pode não ser seguro.

Outro famoso é os suplementos vitamínicos utilizados de forma indiscriminada que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente quando não se pratica exercícios físicos. Uma suplementação hiperproteica, o famoso whey por exemplo, sem a prática de atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular (com musculação, treinos funcionais ou Cross Fit), pode causar ganho de peso e aumento do percentual de gordura, uma vez que por não ter treinado, essa proteína ingerida não vai ser utilizada para a recuperação das fibras musculares após o treino, além desse excesso de proteína ser eliminado através da urina.
Os suplementos conhecidos como pré-treino também são perigosos, têm, na sua maioria, como base a cafeína, anfetaminas e seus derivados. Esse fato realmente deixa o praticante de atividade física com mais energia para malhar, mas por outro lado, essa ingestão pode vir seguida de tremores, sudorese excessiva, tontura, taquicardia, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, problemas cardíacos e, até mesmo, um mal súbito. É como se a pessoa recebesse uma carga alta de adrenalina de má qualidade sem precisar dela no momento.
Há muita divergência de informações entre rótulos de produtos semelhantes, promessas de benefícios sem comprovação científica, itens com problemas de qualidade. Já houve casos de adição de anabolizantes em algumas marcas. Os riscos disso vão desde alterações hormonais e sexuais até cardiopatia e câncer.

O mais indicado é sempre uma avaliação com um profissional Nutricionista Clínico que irá proceder conforme necessário e de forma segura.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS