Diga não ao Fake News Nutricional:




A alimentação é uma das áreas mais atingidas pelas notícias falsas nas redes sociais, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) emitiu um alerta sobre o tema aos profissionais, para que possamos ficar atentos e ajudar a desmentir essas matérias.
Nas mídias sociais, as fake news chamam a atenção para equívocos e atitudes de risco, prometendo dietas milagrosas ou promessas de tratamentos como é o caso da febre do coaching de emagrecimento sem nenhuma comprovação científica, prescritas por pessoas sem formação acadêmica na área de nutrição PRINCIPALMENTE. Ao adotar sugestões de origem duvidosa, a saúde é ameaçada, além da “saúde” do bolso!

Segue algumas dicas para desconfiar se é um Fake News nutricional:

Fuja de quem usa o termo “detox” (influenciando emagrecimento rápido ou até mesmo cura de alguma doença, isso não existe).

Demonização de alimentos (As expressões “sem lactose” e “sem glúten” estão em alta nos rótulos das prateleiras e nos “publis” das redes sociais. Só que esses alimentos só devem ser retirados da dieta de quem é alérgico ou intolerante a eles, ou seja, cuidado quando em uma matéria diz que perde peso rápido retirando glúten da dieta.

Ainda não há cura para doenças incuráveis (parece óbvio, mas há muitas promessas de eliminar a aids, diabetes por exemplo, e outras doenças crônicas com um alimento ou planta. Se a condição é considerada incurável, não dá para acreditar em uma alegação do tipo, cuidado).

Geralmente meus pacientes me enviam “essas matérias milagrosas” via celular para que eu diga se é verdade ou não, geralmente envio um print da tela da plataforma de pesquisa de estudos científicos, mostrando que não existe nada a respeito, ou seja, é fake!!!)

Desconfie da supervalorização dos alimentos (um exemplo a canela. Ela é um alimento termogênico, pois acelera o gasto de energia do organismo. Só que esse efeito é discreto, ou seja, seria preciso comer porções cavalares para que o corpo perdesse peso por causa dessa queima, então desconfie co receitas que prometem perda de peso rápido com uso da canela).

Encrencar com exames é sinal de alerta em uma matéria (cuidado com dicas de suplementos como vitamina D que precisa sempre ser alta, ou seja, maior que referência dos exames, ou dicas de suplementos para emagrecer de forma muito rápida ou ganho de massa muscular. Sempre procure um Nutricionista antes de usar).

Não acredite em dietas da moda ( se a matéria oferece um cardápio pronto para ser seguido à risca por todo mundo e promove dietas da moda, melhor dar unfollow. A alimentação deve ser individualizada, porque seu sucesso e segurança dependem de muitos fatores pessoais (peso, idade, estilo de vida, histórico de saúde, condição socioeconômica…). E qualquer profissional deve respeitar essas particularidades, inclusive dando voz para que a própria pessoa tome certas decisões informadas.

Então fica o alerta: prometeu demais, relatou algo surpreendente, mande para o seu nutricionista, ele te ajudará. Não encaminhe/compartilhe matérias sem saber a procedência e se é verdade, e menos ainda os siga!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS