Diabetes Tipo 3: você conhece?




Em 2005, Dr. Eric Steen da Brown University (EUA), estudou o funcionamento do cérebro e  no meio da investigação, descobriu que os pacientes com Doença de Alzheimer tinham menos receptores de insulina na região cerebral.
A razão para isso era justamente o processo de resistência insulínica que marca tanto a evolução do diabetes tipo 1 (autoimune) e o diabetes tipo 2 (mais ligado aos hábitos de vida).
A insulina é um hormônio que funciona como a “chave” que abre a porta das células para a glicose entrar. Porém às vezes a “fechadura” já está “tampada” e a insulina não consegue realizar a função, consequentemente, o corpo fica com glicose em excesso, a energia é armazenada em forma de gordura, causando os processos inflamatórios crônicos no corpo.
Os ensaios científicos endossam que este processo inflamatório também pode afetar o nosso cérebro e levar ao aparecimento das placas de beta-amiloides (também conhecidas como “placas senis”) – um dos fatores que caracteriza o Alzheimer.
Altas concentrações de glicose e insulina podem elevar drasticamente a quantidade de placas senis, abrindo o caminho para todos outros fenômenos cerebrais que resultam na memória e funções cognitivas.

Podemos resumir então que a Diabetes tipo 3 é como uma relação íntima entre Alzheimer e Diabetes.

Esta situação já é alarmante, porém o que assusta mais são os novos estudos que apontam que os portadores de diabetes do tipo 2 – doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros – têm um potencial maior de desenvolver este tipo de demência.

É por este motivo que pesquisadores de diversas partes do mundo já estão chamando a doença cognitiva de Diabetes Tipo 3.

PREVENÇÃO
Manter os exames de sangue em dia, fazer consultas periódicas com seu nutricionista e médico e buscar tratamento em caso de sintomas, sejam eles metabólicos, hormonais ou neurológicos é sempre um passo fundamental na prevenção e controle de diversas doenças, como essa citada no post de hoje.

REFERENCIAS

·         CERRONE, Leticia Andrade et al. Type 3 diabetes and physical exercise: intercourses on obesity, insulin resistance and cognitive disorders/DIABETES MELLITUS TIPO 3 E EXERCICIO FISICO: RELACOES ENTRE OBESIDADE, RESISTENCIA INSULINICA E DISTURBIOS COGNITIVOS. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 12, n. 71, p. 336-346, 2018.
·        LIMA, Eloah Alves; FERREIRA, Iasmin Alves; ROCHA, Raimundo Silva. RELAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER, DIABETES TIPO TRÊS E INFECÇÕES PROVENIENTES DA CAVIDADE ORAL. Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes-SEMPESq, n. 19, 2018.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS