Dia Mundial de conscientização do Autismo: Nutrição pode ajudar!!!




Gostaria de agradecer à todas as Professoras, Fonoaudiólogas, Fisioterapeutas, Dentistas, Terapeutas, Cozinheiras, Psicólogas, Assistente Social, Diretoria e Funcionários no geral da APAE de São José dos Pinhais, pelo brilhante trabalho que cada um realiza e por compartilhar tantos ensinamentos. Sou muito grata em fazer parte dessa equipe.

Hoje é um dia especial, conscientização do Autismo, e aqui falo um pouquinho da importância da alimentação. No tratamento do autismo a alimentação tem um papel fundamental. Alguns alimentos podem intensificar os sintomas como a farinha de trigo, o leite e a soja. Quando eles são retirados da dieta dos autistas, geralmente eles ficam mais calmos e ocorre melhora da atenção e concentração.

Dessa forma, realizo treinamento para profissionais que trabalham com Autistas em escolas, professores ou familiares sobre adequação alimentar e seus benefícios. 





Além dos comportamentos característicos, há uma série de desordens gastrointestinais devido à dieta de baixa qualidade, incluindo seletividade e rejeição ao alimento por parte do autista, além do possível comprometimento na fragmentação de peptídeos derivados do glúten (presente no trigo, cevada e malte) e da caseína (proteína do leite de vaca). 

Os principais sintomas associados são: dor abdominal, constipação intestinal, diarreia, inchaço, irritabilidade gástrica, inflamação intestinal e alteração na permeabilidade intestinal. Algumas crianças podem sofrer de múltiplos problemas gastrointestinais, inclusive episódios concomitantes de diarreia e constipação intestinal.

A Nutrição desempenha um papel importante nestas condições. Dietas com restrição de glúten e caseína; redução no consumo de alimentos industrializados, que são ricos em aditivos alimentares e pobres em nutrientes; restrição de açúcares refinados e suplementação nutricional beneficiam não só a saúde intestinal dos portadores de autismo como também seus comportamentos característicos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS