5 dicas ótimas para evitar contaminações na sua cozinha!




Você sabia que um dos locais mais contaminados da casa é a cozinha? o objeto que mais pode ser infectado é justamente a esponja.

Existem no mercado esponjas com íons de prata incorporados, estes possuem uma ação chamada oligodinâmica, que elimina germes. Não possuindo estes íons prata, obrigatoriamente e diariamente, deverão ser desinfetadas: ferver por 3 minutos, mergulhar em solução de cloro – 2 colheres (sopa) de água sanitária por 1 litro de água) ou lavar, deixar úmida, envolver em papel toalha, colocar no micro-ondas por 2 minutos. De qualquer forma, dura 1 semana.

Os alimentos que oferecem maior risco são: saladas cruas, frutas, ovos, e os perecíveis em geral, como peixes, carnes e aves.

Os materiais mais seguros para utilizar na cozinha são:

1.    Plásticos isentos de Bisphenol A, vidro e aço inox.

2.    Evitar colheres e utensílios de madeira, pois ela é proveniente de uma árvore, ou seja, um ser vivo constituído por células, que formam pequenos buracos e podem servir de esconderijo para germes. Não existe técnica correta para higienizar um material de madeira. O cloro é inativado por matéria orgânica e o calor não é transferido pela madeira.

3.    Mantenha a pia limpa. É importante não deixar água parada, pois ela promove o crescimento de algumas bactérias e a morte de outras. Estas que morrem vão formando um filme que, como um cimento, vai proteger as bactérias que estão abaixo desse item. O biofilme protege os germes contra a ação de desinfetantes, limpeza mecânica e calor.

4.    Acabe com o pano de pia. Um pano de pia úmido, possui 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa de um vaso sanitário de um banheiro público. É importante não deixar o pano secar sobre a pia, o fogão, a geladeira ou outro lugar. Para limpar o tecido é indicado desinfetar (com água sanitária ou outro desinfetante doméstico) ou ferver o pano por três minutos. Depois, colocar para lavar e passar com ferro bem quente.

5.    Cuidado na limpeza dos vegetais. Primeiramente, deve ser realizada a lavagem dos vegetais em água corrente. Logo em seguida, eles devem ser deixados de molho de 15 a 20 minutos no hipoclorito de sódio, com a quantidade indicada pelo fabricante. Por fim, devem ser lavados novamente em água corrente. Importante não ultrapassar a quantidade do produto e de tempo, para não haver contaminação química.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS