Conhecendo mais sobre a Ortorexia Nervosa:




Ao contrário de outros transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, no caso da ortorexia, a grande preocupação não é com aquilo que o espelho reflete, ou seja, a forma física. Ela está muito mais ligada a uma preocupação em consumir apenas o que é considerado puro e correto.
Esse hábito passa a ser considerado uma doença quando a dieta começa a ficar extremamente restritiva, excluindo nutrientes importantes para o organismo. Além disso, o convívio social passa a ser afetado, uma vez que a pessoa deixa de ir a confraternizações que envolvem comida, já que ela se nega a comer fora de casa.
Outro fator preocupante, acontece quando o ortoréxico cai na tentação de comer algo que não é saudável, como um doce, por exemplo. Esse deslize é normal para qualquer pessoa, mas gera sentimentos de culpa nesse paciente, que podem desencadear outros problemas, como estresse, ansiedade e depressão.

COMPORTAMENTOS COMUNS LIGADOS AO ORTORÉXICO:

·        Tem como único assunto a alimentação, inclusive repreendendo os outros em relação aos seus hábitos.
·        Tem mania de ler rótulos de todos os alimentos.
·        Nas redes sociais, só compartilha postagens relacionadas à nutrição.
·        Deixa de comer, caso julgue que a comida está fora dos seus padrões.
·        Se recusa a consumir itens industrializados.
·        Exclui ainda sal, açúcar e gordura (mesmo aquelas boas, que são necessárias para o corpo).
·        É obcecado com a forma de preparo dos alimentos.
·        Abre mão de confraternizações e, cada vez mais, se isola socialmente.
·        Apresenta-se sempre tenso, com comportamentos de demonstram ainda ansiedade e depressão.

TRATAMENTO DA DOENÇA

É comum a ortorexia ser diagnosticada já em níveis avançados, porque é difícil de ser identificada fisicamente e, a princípio, é relacionada apenas a hábitos saudáveis.  Para o diagnóstico, é essencial que parentes e pessoas próximas fiquem atentos aos comportamentos do ortoréxico.
O tratamento deve ser multidisciplinar, composto por nutricionista e, principalmente, psicólogo, que poderá identificar os fatores que desencadearam a doença e ajudar a controlá-la. Por ser uma doença que envolve questões emocionais e psicológicas do paciente e das pessoas que o cercam, também é fundamental o apoio de familiares e amigos durante esse processo.



REFERÊNCIA CIENTÍFICA:

MARQUES, Fábio Ferreira et al. ANÁLISE DA ORTOREXIA NERVOSA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E PADRÕES ALIMENTARES EM DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR. Anais da Mostra de Saúde, 2017.

LOPES, Maristela Resch; KIRSTEN, Vanessa Ramos. Comportamentos de ortorexia nervosa em mulheres jovens. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 10, n. 1, p. 97-105, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS