BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES




FONTE DA MATÉRIA:https://www.ricechiropractic.ca

Ao realizar uma refeição variada, ingerimos diversos nutrientes que podem ou não ser utilizados pelo organismo dependendo de alguns fatores, como as combinações alimentares que interferem na biodisponibilidade dos alimentos.

E o que é biodisponibilidade? O termo biodisponibilidade de nutrientes diz respeito a quanto vamos absorver e utilizar os nutrientes disponíveis nos alimentos. Isso varia de acordo com as interações que esse nutriente vai sofrer, com substâncias [como medicamentos] e até com outros nutrientes. Essas interações podem aumentar ou diminuir a biodisponibilidade dos nutrientes.

Por isso, ao pensar no que vamos almoçar, devemos nos preocupar com as combinações alimentares do nosso prato, pois elas devem favorecer a biodisponibilidade dos nutrientes.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER CONSUMIDOS JUNTOS

Em alguns casos, o próprio alimento tem nutrientes que favorecem a absorção de outro, como no caso do leite, em que o açúcar presente nele [lactose] e a vitamina D aumentam a absorção de cálcio.

Outro exemplo é que ao consumir boas fontes de gordura, como os óleos vegetais e os azeites, aumentamos a biodisponibilidade de algumas vitaminas, como as vitaminas A e D.

As fontes vegetais de ferro, como os feijões e vegetais verde-escuros, tem sua biodisponibilidade aumentada ao inserir uma fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, pimentão, entre outras), potencializando a absorção e a utilização do ferro pelo organismo. Outro benefício de consumir frutas como sobremesa é que a frutose [açúcar presente nas frutas] também favorece a absorção do ferro.

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER CONSUMIDOS JUNTOS

Quem nunca comeu um hambúrguer com queijo ou estrogonofe? Essa combinação pode prejudicar a biodisponibilidade de alguns nutrientes, como o ferro.  O cálcio [presente no leite e queijos] compete com o ferro [presente na carne] e esses nutrientes acabam tendo a biodisponibilidade reduzida, pois nenhum é absorvido de forma eficaz.

O consumo de chá também deve ser evitado logo após as refeições, principalmente o chá mate e o chá preto, já que os taninos, substâncias encontradas nesses chás, diminuem a biodisponibilidade de zinco, ferro e proteínas presentes em alimentos como as carnes vermelhas.

Alimentos fontes de vitamina C [laranja, limão e acerola] não devem ser sempre consumidos com alimentos fontes de cálcio [queijos, leite, brócolis e espinafre], pois diminuem a absorção do cálcio dos alimentos.

Outro caso em que a própria composição do alimento pode alterar a sua biodisponibilidade é o do ovo. Apesar de o ovo possuir uma boa quantidade de ferro, ele possui baixa biodisponibilidade. Isso acontece porque o ovo contém substâncias que impedem a absorção de parte do ferro presente nele.

Também é recomendado o consumo de alimentos fontes de silício [espinafre, vagem, aveia, pepino, coentro, lentilha, manga, banana e frutas secas], um mineral importante na formação do colágeno pelo organismo. A vitamina C é um poderoso antioxidante e também favorece a síntese de colágeno pelo organismo.



FONTE DA MATÉRIA: 

https://www.natue.com.br

Dr James da Rice Family Chiropractic 
(https://www.ricechiropractic.ca/you-are-what-you-absorb-the-bioavailability-of-nutrients/)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS