Benefícios e propriedades do Mirtilo:




Ricos em antioxidantes, os frutos são eficazes no combate ao câncer e ao envelhecimento, pois ajudam a bloquear e neutralizar os radicais livres, responsáveis pela formação de células de câncer e pelo envelhecimento precoce.
Considerado como o fruto da juventude, devido à presença dos antioxidantes, o fruto previne ainda doenças cardiovasculares.
É indicado para dietas de hipertensos, além de reduzir o colesterol, auxiliar o aparelho urinário prevenindo e tratando infecções, ajudar no bom funcionamento do aparelho digestivo e pode ser usado no tratamento de diabetes, da retinopatia diabética, na falta de perfusão renal e no pé diabético, pois possui ação cicatrizante.
Além disso, o mirtilo é rico em vitaminas C, K, manganês, fibras alimentares e possui ainda outras vitaminas e minerais em pequenas, embora significativas, quantidades.
O fruto possui ainda sais minerais, ácido cítrico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganésio, riboflavina, açúcares, pectina, tanino, málico e tartárico, além de ser fonte de flavonóides – que lhe dão a coloração azulada.
O consumo do chá de mirtilo, segundo estudos, em uma dose de três ou mais xícaras de chá por dia, ajuda a reduzir as chances de acidente vascular cerebral. É eficaz como antisséptico, antidiarréico, anti-hemorrágico, no tratamento de constipações, atonia intestinal, problemas circulatórios e reparação de danos provocados pelo envelhecimento do cérebro.

RECEITA DO CHÁ DE MIRTILO

Ingredientes:

·        500 ml de água
·        2 xícaras de mirtilo amassado com cascas e sementes
·        Adoçante stévia ou açúcar mascavo

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver e adicione os mirtilos, deixando ferver por mais 10 minutos. Coe, adicione o adoçante – ou consuma puro. O chá pode ser tomado quente ou gelado.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS