MARGARINA ou MANTEIGA?


 

FONTE DA IMAGEM E MATÉRIA: https://lauralaire.com/butter-vs-margarine/

A manteiga é um produto de origem animal. Trata-se de um derivado do leite, produzido por meio do batimento do creme de leite “nata”, composto exclusivamente da gordura retirada do leite.

Pontos relevantes da manteiga:

- Rica em Vitaminas Lipossolúveis:
Há uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis, como: Vitaminas A, vitamina E, vitamina D e K2; além de conter selênio;

- Fonte de Ácido Graxo Butirato:
O Butirato está entre os três principais ácidos graxos de cadeia curta e é o maior produtor de energia para as células do cólon;

- Rica em Ácido Linoléico Conjugado:
Esse ácido possui efeitos poderosos para o metabolismo;

Valor energético (kcal) em 10 g: 74 kcal
Carboidratos: 0 g
Proteínas: 0 g
Gorduras totais: 8,3 g
Gorduras saturadas: 4,8 g
Sódio: 90 mg
Sódio (na versão sem sal): 2 mg


As margarinas são óleos vegetais hidrogenados ou interesterificados para ficar na forma sólida. Para seu preparo é usado água; leite; soro de leite; sal; vitamina A; estabilizantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina de soja; conservadores: sorbato de potássio e benzoato de sódio; acidulante ácido cítrico; antioxidantes: BHT, TBHQ e EDTA; aroma e corantes.

Valor energético (kcal) em 10 g: 72 kcal
Carboidratos: 0 g
Proteínas: 0 g
Gorduras totais: 8 g
Gorduras saturadas: 2,3 g
Sódio: 60 mg
Sódio (na versão sem sal): 0 mg


PARA TE AJUDAR NA ESCOLHA:

Embora a manteiga seja rica em gordura saturada e colesterol, é um produto natural. Ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura. Os estudos ainda são controversos em relação ao aumento do colesterol. Mas as evidências sugerem que o consumo moderado de manteiga comparado ao consumo de margarina não levou ao aumento do LDL que é o colesterol ruim.
Assim, a manteiga pode fazer parte da dieta sim desde que a quantidade consumida somada a outras fontes de gordura saturada (como a presente em carnes) não ultrapasse a quantidade recomendada, ou seja, pode-se comer de um tudo desde que não em excesso!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS