Você conhece o sabor Umami??? Conheça aqui





Sabores e gostos possuem intensa importância na gastronomia. O papel de um bom cozinheiro é também saber harmonizar e equilibrar os sabores de um prato, para que fique agradável ao cliente. Nada em excesso é bom, assim como um prato salgado demais, uma sobremesa muito doce, ou uma bebida amarga em excesso. Dominar esses quatro gostos é fundamental, mas é preciso ter a consciência de que existe um outro além desses.
O quinto gosto é ele, o UMAMI, descoberto em 1908 pelo pesquisador japônes Kikunae Ikeda, durante estudos do gosto da alga Konbu. O Konbu é uma alga marrom grande, que nos chamamos de alga seca, a base de dashi (caldo de peixe japônes). Mesmo sendo descoberto em 1908, foi apenas no século XI que o Umami foi reconhecido como um novo gosto, após cientistas e pesquisadores confirmarem um receptor específico na língua para ele. A palavra “Umami” é nova para todos, mas o sabor é bastante antigo.
“Umami” significa saboroso em Japônes, e esse gosto é desencadeado pelo acido glutâmico, aminoácido presente nos alimentos. Ou seja, encontrado em alimentos ricos em proteína. Ele se junta ao outros gostos básicos, como o amargo, o doce, o azedo e o salgado, mas se difere por ter um gosto diferente, que independe do restante. Possui um gosto denso, profundo, duradouro, e que induz a salivação. O Umami é composto pelo glutamato, o inosinato e o guanilato, substâncias que realçam o sabor dos alimentos.
Apesar de o Umami estar presente hoje em dia em todo o mundo, ainda existe uma dificuldade em reconhecê-lo, pelo fato dele ser o gosto mais sensível entre os cinco existentes. As pessoas que vivem em países que estão acostumados com esse gosto característico do Umami, como por exemplo, as do Japão, identificam-no com mais facilidade. O glutamato, principal substancia presente do Umami, é encontrada em muitos alimentos como carnes, frutos do mar, queijo parmesão e etc.
Como já dito, o Umami não está presente apenas na culinária japonesa, e sim em todo o mundo, através de vários ingredientes fontes do mesmo. Está presente no shoyu, em peixes, tomates, queijos com sabor forte, aspargos, trufa, frutos do mar e em ingredientes fermentados. Na cozinha europeia, o tomate maduro se destaca como maior fonte de Umami. Na Ásia é encontrado principalmente em grãos e cereais, produtos fermentados à base de frutos do mar, cogumelos, combu e etc.
A característica principal do Umami é combinar muito bem com os outros gostos, e completar e ampliar o sabor dos alimentos. A ciência mais uma vez comprova com estudos e pesquisas mais uma descoberta, essa no caso o Umami, o quinto gosto que demorou quase um século para ser reconhecido, e durante todo esse tempo estávamos consumindo-o sem ter certeza de sua existência.


FONTE DA MATÉRIA:
- PETI GASTRO       https://www.petitgastro.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS