O que é Avaliação Morfofuncional?



FONTE DA IMAGEM: 


Muitos pacientes tem me perguntando sobre a avaliação morfofuncional, assim neste post irei esclarecer.
Essa avaliação objetiva traçar o perfil físico, descobrir possíveis limitações e servir como feedback dos praticantes de atividade física deve ser realizada antes da prática regular de exercícios físicos.
Essa avaliação morfofuncional é somente realizada por um profissional em educação física, pois nutricionistas não são aptas a fazê-lo, apenas a avaliação clínica nutricional e de composição corporal.

A avaliação morfofuncional subdivide-se:

Avaliação diagnóstica ou estratificação de risco
 Refere-se a uma anamnese ou questionário específico a saúde do participante.

Avaliação da composição corporal
Determinação dos componentes corporais, massa muscular, massa óssea, massa residual, massa gorda (% gordura).

Avaliação neuromotora
Testes neuromotores que determinam qualidades físicas importantes (velocidade, força, flexibilidade, etc.)

Avaliação cardiorrespiratória
Testes utilizando ergômetros que classificam o nível de condicionamento físico do indivíduo, normalmente determinam parâmetros fisiológicos importantes como o volume de O2 e freqüência cardíaca.

Avaliação postural
Avaliação subjetiva que tem toda importância antes da prática de exercícios, principalmente de força, através desta o profissional pode perceber desvios posturais significativos como os da coluna vertebral, este tipo de avaliação exige experiência do profissional, lembrando que por se tratar de uma avaliação subjetiva, qualquer alteração que chame a atenção do profissional o mesmo deve encaminhar o cliente a um médico especialista para um diagnóstico mais preciso.

Assim, a avaliação morfofuncional é de extrema importância e todas as academias ou o profissional personal trainer devem realizar antes da prescrição dos treinos.

Por isso nunca use aplicativos ou sites com sugestões de treinos, pois estes não são adequados para o seu perfil, procure sempre um profissional.

________________________

FONTE DA MATÉRIA:
Diego Gama (Cref 12788 G/RJ - Graduação em educação física e Especialização em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional além de Especialização em fisiologia neuromotora).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS