SEROTONINA: o vilão da dieta





Você sabia que a serotonina interfere em tudo que ocorre com o nosso corpo?
Pois é! Desde o humor, sono, apetite, bem estar físico e mental, atividade sexual, sensibilidade à dor, estabilidade emocional, controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano (ciclo biológico).

Mas o que é a Serotonina e como obtê-la?

A serotonina é um neurotransmissor que o nosso próprio organismo produz e portanto não existe alimentos que tenham essa substância, porém há alimentos que influenciam e muito na produção de serotonina. A principal é o triptofano, um  aminoácido que é convertido pelo organismo em serotonina.
Além do Triptofano, existem outras fontes que ajudam direta ou indiretamente na produção de serotonina como o folato, selênio, tirosina, tiamina, vitamina B6, presentes em diversos alimentos. Veja os principais alimentos que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina em seu cérebro:

Precursores da Serotonina
Precursores da Serotonina
Bananas
Kiwi
Abacaxi
Plátanos
Ameixas
Tomates
Aveia
Chocolate
Nozes
Amêndoas
Castanhas do Pará
Pimenta
Queijos
Sementes de girassol
Trigo germinado
Grão de bico
Lentilha
Leite e derivados
Soja e derivados
Vinho
Abacate
azeitonas pretas
Brócolis
Ovos
Mel
Couve-flor
Peixes
Frutos de mar
Carnes de aves
Carne vermelha
Berinjela
Beterraba
Canela
Figos
Toranja
Laranja
Maracujá
Melão
Espinafre
Vegetais verde escuros

Falta de Serotonina

O corpo, especialmente o cérebro, sofre grande influência desse poderoso neurotransmissor, que em níveis baixos pode causar uma série de problemas como insônia, enxaqueca, distonia neuromuscular, transtornos mentais ou psicológicos como depressão, síndrome do Pânico, TOC, esquizofrenia, mal de Parkinson, ansiedade excessiva, e segundo estudos também influencia o apetite e a obesidade.

Serotonina e Apetite

Vários estudos tem ligado esse neurotransmissor ao apetite, desejos por doces e carboidratos, compulsão alimentar, ansiedade excessiva (sim, aquela que te faz devorar uma caixa de bombom). Ao contrário do que se pensa, o cérebro e o intestino possuem uma relação estreita e os dois se complementam.
Aproximadamente 90% de Serotonina produzido pelo corpo, é feito no intestino e não apenas no cérebro como se pensava antigamente. Segundo os cientistas dizem: ” O intestino é nosso segundo cérebro”. E devemos lhe dar nutrientes para que ele cumpra bem essa função, daí a importância de comer alimentos que traz benefícios não só fisicamente como mental.

Alcançar o equilíbrio

A serotonina é uma substância importantíssima para nossa saúde física e mental e incorporar alimentos que ajudam a aumentar a produção dela é essencial para que seus níveis estejam equilibrados e desempenhando sua função, que é de nos dá bem estar, bom humor e espantar o baixo astral e a depressão.
Com seus níveis estáveis, problemas ligado ao sono, como insônia e irregularidades em nosso relógio biológico também reduzem drasticamente, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS