Sal Negro, Sal Rosa e Sal Vermelho - qual o melhor?



Fonte de imagem: http://freefrom.com


De acordo com a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição, os brasileiros consomem, em média, 15g de cloreto de sódio diariamente, sendo que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda um consumo máximo de 5g de sal – ou cloreto de sódio - por dia. Por isso o ideal é a redução desse consumo através de alimentos processados e industrializados que contem muita adição de sódio. Em casa também se deve ter cuidado ao adicionar o sal nos alimentos preparados, assim segue uma dica especial de sais mais saudáveis para a sua saúde, mesmo sendo usado com moderação, já que nenhum tipo de sal pode seu usado “à vontade”.

SAL ROSA DO HIMALAIA

ü Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado em grandes profundidades, aos pés da montanha do Himalaia. Tem baixa concentração de sódio e é muito rico em minerais: cálcio, magnésio, potássio, cobre, manganês e ferro.
ü Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:
·        Auxilia na saúde vascular;
·        Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;
·        Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
·        Reduz os sinais de envelhecimento;
·        Promove padrões de sono saudável;
·        Aumenta a libido;
·        Previne cãibras musculares;
·        Aumenta a hidratação;
·        Fortalece os ossos;
·        Reduz a pressão arterial;
·        Melhora a circulação;
·        Desintoxica o corpo de metais pesados.

SAL NEGRO DO HAVAÍ
ü  Sal negro é um tipo de sal vulcânico. É o nome dado devido à sua cor particular. Este sal da Índia tem um sabor muito forte (que é principalmente devido ao alto teor de enxofre do mesmo). A composição química inclui minerais  como o ferro, cloreto de sódio, cloreto de potássio e compostos de enxofre em quantidades significativas.
ü  Embora este sal seja utilizado com o fim de dar sabor às comidas, é usado pela medicina ayurveda para tratar diferentes problemas de saúde, como por exemplo a hipertensão arterial, o ardor estomacal e diferentes problemas intestinais que ocasionam gases e inchaço abdominal.

SAL AZUL DA PÉRSIA

ü  O Sal Azul é extraído das minas ao norte da província de Semman, Irã (antiga Pérsia). A coloração azul se dá pelos minerais presentes em seus cristais, já o sabor é forte  e levemente picante no inícios, e aos poucos suaviza. É utilizado em todos os tipos de alimentos, e também como decoração. Como benefício é desintoxicante.
ü  Apresenta a coloração azul devido a minerais presentes aos seus cristais. Apresenta sabor característico, levemente picante. Tem baixo teor de sódio e alto teor de potássio. Pode ser utilizado em peixes, saladas e frutos do mar.

SAL VERMELHO DO HAVAÍ (Alea Sea Salt)

ü O Sal Vermelho é a mistura do sal com red alaea, um medicamento antigo composto por argila vulcânica que se junta aos cristais de sal durante a evaporação, e traz diversos benefícios para a saúde. A coloração vermelha se dá pelo óxido de ferro, conferindo um leve sabor de avelã torrada. Tem um sabor levemente adocicado também, e é adequado para carnes vermelhas. De sabor suave, pode ser acrescentada a várias receitas, como saladas, massas, grelhados e aves. Tem quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal comum.
ü Esse sal contém 80 dos 93 minerais disponíveis, o que o torna um dos sais naturais mais ricos em nutrientes nesta lista. Havaianos acreditam que este sal natural contém potentes propriedades curativas e de desintoxicação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS