Câncer de Pulmão: Alimentação também é um fator de risco



FONTE DA IMAGEM: 

O mês de novembro também é de consciência do câncer de pulmão que é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. Este tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão é uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 28.220 casos novos em 2016, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda maior entre as mulheres.

Muitas pessoas pensam que o câncer de pulmão é devido o tabagismo (cigarro), porém pode ocorrer por fatores relacionados a má alimentação também, veja abaixo a listagem:

CAUSAS

·        Inalação de agentes químicos, como asbesto, radônio, amianto e arsênio
·        Inalação de poeira e poluição do ar
·        Fumo passivo
·        Algumas doenças também predispõem à malignidade, como a tuberculose e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
·        Alimentação pobre em frutas e verduras
·        Fatores genéticos relacionados, como a presença de história familiar


REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA ESTA MATÉRIA:

- TSUKAZAN, Maria Teresa Ruiz et al. Câncer de pulmão: mudanças na histologia, sexo e idade nos últimos 30 anos no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 43, n. 5, p. 363-367, 2017.

- LÓPEZ, R. V. et al. Distribuição Das Principais Neoplasias Malignas Segundo Sexo E Ano De Diagnóstico, Registro Hospitalar De Câncer, Instituto Do Câncer Do Estado De São Paulo, 2008-2012. Value in Health, v. 20, n. 9, p. A880, 2017.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS