Será que você está com Síndrome Metabólica? Saiba mais aqui


FONTE DA IMAGEM: http://www.express.co.uk

A Síndrome Metabólica é um termo que designa a presença de um conjunto de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes.
A I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica (I-DBSM) adota a definição do National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III, pela simplicidade e praticidade em uso clínico, não exigindo a comprovação de resistência à insulina. Recomenda a combinação de pelo menos três fatores de risco.
A I-DSBM ainda recomenda que para os componentes: Pressão arterial, triglicerídeos, assim como o diagnóstico prévio de diabetes, preencha os critérios específicos.
A confirmação do diagnóstico da síndrome deve levar em consideração a identificação de fatores de risco cardiovascular associados.
A orientação nutricional para uma alimentação saudável e para perda de peso irá repercutir positivamente no controle da obesidade, que se acredita ser a condição primeira para o desenvolvimento da síndrome.
Com um peso adequado diminui-se a resistência á insulina e controlam-se todos os outros fatores, revertendo o quadro clínico. Uma alimentação saudável e o estabelecimento de hábitos alimentares adequados irão proporcionar ao paciente a cura da síndrome, maior qualidade de vida e um menor risco de desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares. Por isso, procure seu nutricionista clínico para investigar através de exames se fosse tem essa síndrome, e assim tratá-la corretamente.

Na história clínica deve-se considerar:

·     Idade
·     Tabagismo
·     Prática de atividade física
·     Hipertensão
·     Diabetes
·     Diabetes gestacional
·     Doença arterial coronariana
·     Acidente vascular encefálico
·     Síndrome de ovários policísticos
·     História familiar de hipertensão

·     Uso de medicamentos hiperglicemiantes

REFERENCIAS:
·       CARVALHO, Eliane Maria Garcia; RABELO, Juliana Nogueira. Identificação, prevenção e tratamento dos fatores de riscos associados à síndrome metabólica em pacientes atendidos no programa integrado de atividade física, esporte e lazer para todos os servidores da ufv campus florestal: ESTUDO PILOTO–PIAFEL-EP. SYNTHESIS| Revistal Digital FAPAM, v. 1, n. 1, p. 355-66, 2016.
·       SANTOS, André Luís Altíssimo dos. Resposta ao tratamento periodontal de pacientes portadores de síndrome metabólica: análise parcial de um ensaio clínico randomizado. 2016.
·       OLIVEIRA, Erika Paula Silva Freitas de. Status de zinco e fatores de risco cardiometabólicos em indivíduos com síndrome metabólica. 2016. Dissertação de Mestrado. Brasil.
·       ROSA, Carolina Böettge et al. Síndrome metabólica e estado nutricional de idosos cadastrados no HiperDia. Sci Med, v. 26, n. 3, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS