CÂNCER DE MAMA E CONSUMO DE CARBOIDRATOS


FONTE DA IMAGEM: http://www.tuttasalute.net

Um estudo cientifico publicado em maio de 2017, bem recente inclusive, analisou o risco de câncer de mama em mulheres pós menopausa com o consumo de carboidratos refinados em excesso.
As maiores causas de morte no Brasil são as neoplasias, o câncer de mama (CM) é a neoplasia mais comum em mulheres com idade abaixo de 60 anos. Estudos revelam que uma dieta rica em carboidratos refinados quando associada ao uso da terapia de reposição hormonal (TRH) contribui para o desenvolvimento do CM em mulheres  e este alto consumo também pode estar associado com o desenvolvimento da síndrome metabólica (SM) que parece ser corresponsável pelo risco de CM.
Portanto, o conhecimento de tais fatores de risco para a doença se faz necessário já que está bem estabelecido que a dieta rica em carboidratos refinados pode influenciar na progressão do câncer.
Os pesquisadores concluíram que o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e gorduras saturadas estiveram relacionados ao aparecimento do câncer de mama, sendo a dieta equilibrada e funcional de extrema importância na prevenção e controle da doença e que a TRH, sem acompanhamento médico e por longa data de uso pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama também.

Deve se ressaltar que outros dados também são fundamentais de continuarem a ser investigados para se aprofundar o conhecimento da doença com o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, em mulheres com síndrome metabólica, bem como o papel da TRH na menopausa, como forma de se ampliar o conhecimento de profissionais de saúde que trabalham com doentes oncológicos, especialmente em portadoras de câncer de mama.

FONTE DA MATÉRIA: MACHADO, Luciana De Olivera. Risco do Aparecimento do Câncer de Mama em Mulheres Menopausadas com Síndrome Metabólica e o Papel da Dieta na Prevenção da Doença. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. pp 67-100, Maio de 2017. ISSN:2448-0959

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS