Você conhece o Chá Rooibos?



Nesta semana, no consultório, tive o privilégio de atender uma paciente da África do Sul – Angola, onde pude aprender muito da cultura e alimentação. Uma das coisas que me chamou mais a atenção foi o consumo do chá de rooibos que é muito popular no país. Assim, resolvi pesquisar quais os benefícios deste chá para saúde e saber onde é encontrado aqui em Curitiba para venda, pois vale muito a pena seu consumo.
O rooibos, arbusto usado para fazer o chá, é uma planta que foi muito usada durante séculos pelas tribos da África do Sul para preparar a bebida quente que trazia muitos benefícios à saúde. A infusão possui uma coloração avermelhada, sabor suave e doce.
A planta de Rooibos reúne ainda alguns sais minerais importantes na proteção celular, entre eles o Magnésio e o Zinco, cuja importância a nível cerebral e das funções da pele são inúmeras.
Possui quercetina e quercitrina, que são fitonutrientes com propriedades anti-histamínicas, que reduzem a produção de histamina que desencadeia os sintomas alérgicos.
Contém rutina que promove o fortalecimento capilar e facilita a absorção de vitamina C.
Um estudo realizado mostrou-se que o consumo diário de Chá de Rooibos podem contribuir para reduzir o risco de ataque cardíaco e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Nesses estudos, foi comprovado que ele diminuir o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e mantem a pressão arterial baixa. Além disso, o chá de Rooibos é uma excelente fonte em antioxidante e anti-inflamatório que são muitos benéficos para a saúde cardiovascular.

Estudos preliminares mostram que o consumo de chá de Rooibos pode melhorar a tolerância à glicose e aumentar a produção de insulina no pâncreas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS