NOTÍCIA CIENTÍFICA: Circunferência do pescoço



FONTE DA IMAGEM: https://ismywaistthatsmall.wordpress.com

A medida do pescoço já é referência para indicar sinais de problemas relacionado à obesidade. Para os pesquisadores, a medida da circunferência do pescoço é um bom indicador para revelar com mais precisão do que o IMC, doenças causadas pelo excesso de gordura tanto em crianças quanto em adultos.
Problemas como o excesso de gordura visceral é melhor detectado com o uso da técnica da medida do pescoço do que com o IMC. Outro problema que pode ser evitado é a apneia. A gordura em excesso localizada no pescoço pode apertar a faringe e dificultar a respiração durante o sono, causando a apneia.
Outra grande vantagem da medida do pescoço em relação ao IMC é a eficácia do método em idosos que possuem a coluna um pouco curvadas. A coluna curvada altera a altura da pessoa o que reflete muito no resultado do IMC mas não interfere na circunferência do pescoço.
Os pesquisadores também descobriram que a circunferência do pescoço pode ser um novo indicador antropométrico para predição de resistência à insulina para adolescentes, o que ajuda muito no momento da consulta, já que a avaliação é simples e rápida.
Um estudo brasileiro apresentando no Congresso Americano de Obesidade revelou que a medida do pescoço pode também mostrar o estado nutricional de pacientes internado, a descoberta facilita o controle nutricional de pacientes que não podem ser levados a balanças com frequência.

Então, quando for se consultar com seu Nutricionista Clínico, não esqueça de pedir a mensuração do seu pescoço, pois pode ser uma medida importante para o seu diagnóstico nutricional.

REFERENCIAS:

- KÜÇÜK, Uğur et al. Relação Entre Circunferência do Pescoço e Espessura da Gordura Epicárdica em Uma População de Homens Saudáveis. Arq Bras Cardiol, v. 107, n. 3, p. 266-270, 2016.
- SOUZA, Márcia Ferreira Cândido de et al. Identificação de pontos de corte da circunferência do pescoço para determinação dos níveis de excesso de peso e predição do risco cardiometabólico em adolescentes. 2016.
- DA SILVA, Matheus Wicth; PRETTO, Alessandra Doumid Borges; BORGES, Lúcia Rota. Associação entre circunferência do pescoço e risco cardiovascular de pacientes atendidos em um ambulatório de nutrição. Rev Bras Nutr Clin, v. 30, n. 4, p. 285-90, 2015.
- DE SOUZA, William Cordeiro et al. Relação entre o índice de adiposidade corporal, circunferência do pescoço e índice de massa corporal em mulheres sedentárias. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 8, n. 48, p. 1, 2014.

- DA SILVA, Cleliani de Cassia et al. Circunferência do pescoço como um novo indicador antropométrico para predição de resistência à insulina e componentes da síndrome metabólica em adolescentes: Brazilian Metabolic Syndrome Study. Revista Paulista de Pediatria, v. 32, n. 2, p. 221-229, 2014.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS