NOTÍCIAS CIENTÍFICAS: Mel e seus benefícios no emagrecimento

Este ano de 2016 tive a oportunidade juntamente com o meu esposo, de conhecer mais sobre as abelhas onde optamos em comprar abelhas sem ferrão para ter mel em casa.
Estudamos muito sobre elas e sobre a composição do mel medicinal da abelha sem ferrão chamada mandaçaia. Agora neste mês de novembro, tivemos a alegria de consumir a primeira remessa de mel produzido por elas – segue imagem para que conheçam. O sabor é sensacional!!!
Assim, segue uma notícia cientifica sobre o mel e suas propriedades para a nossa saúde.
As propriedades terapêuticas do mel já são reconhecidas e estudadas há muito tempo. Sabe-se que ele tem o poder de proteger o organismo contra vírus, inflamações, radicais livres e até mesmo câncer. O trato gastrointestinal (TGI) contém grande quantidade de bactérias essenciais e benéficas, especialmente bifidobactérias.
Tem sido sugerido que o mel pode aumentar a quantidade dessas bactérias no TGI devido à presença de fibras prebióticas em sua composição.
Um estudo publicado pela revista International Journal of Food Sciences and Nutrition investigou o efeito do consumo de mel sobre o peso e alguns parâmetros bioquímicos em pacientes diabéticos.
Eles demonstraram que seu consumo pode proporcionar efeitos benéficos sobre o peso corporal e lipídios no sangue de pacientes diabéticos. Entretanto, devido ao aumento da hemoglobina glicada, seu consumo deve ser cauteloso.
Outro estudo, dessa vez conduzido em ratos, observou que em comparação à sacarose o mel pode reduzir o ganho de peso e adiposidade, provavelmente devido à menor ingestão de alimentos por parte dos ratos que receberam mel ao invés de açúcar. Mas associado à prática de atividade física intensa pode ter resultados positivos.
Um estudo publicado pelo Asian Journal of Sports Medicine mostrou que a reidratação com bebidas contendo mel melhorou o desempenho e o metabolismo da glicose em comparação a água pura em atletas praticantes de corridas prolongadas no calor, auxiliando na recuperação pós-exercício.
O mel pode ter valor nutricional interessante, mas não deixa de ser uma fonte de carboidrato na forma de frutose, cujo consumo excessivo pode ser prejudicial a saúde. Sempre com Moderação!

REFERÊNCIA:
- AHMAD, Nur Syamsina et al. Effects of Post-Exercise Honey Drink Ingestion on Blood Glucose and Subsequent Running Performance in the Heat. Asian Journal Of Sports Medicine. 6(3), 2015.
FONTE DA MATÉRIA: https://www.vponline.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS