MENOPAUSA MASCULINA - Andropausa e Nutrição




 FONTE DA IMAGEM: http://www.bayviewrx.com/bhrt/andropause

Os homens, assim como as mulheres, podem sofrer alterações metabólicas decorrentes da idade, provocadas principalmente pela diminuição gradativa na produção da testosterona conhecida como andropausa.
Entre os sintomas mais comuns do problema estão o desânimo e o desinteresse por atividades do dia a dia, a diminuição da libido, a tendência à irritabilidade e à depressão e a perda de massa muscular.
Desta forma, o Nutricionista Clínico após avaliação minunciosa do paciente, pode utilizar se necessário suplementos nutricionais, ervas ou extratos de raízes e plantas, nutracêuticos e substâncias bioativas em alimentos vegetais, que tenham propriedades de inibição da Aromatase (IAs).
Mas o que é Aromatase?
As células de gordura produzem uma enzima chamada Aromatase. Esta enzima transforma testosterona em estradiol e estrona (hormônios primariamente femininos). O envelhecimento e a obesidade, potencializam a ação da Aromatase diminuindo os níveis de testosterona e aumentando os níveis de estradiol e estrona.
 O estradiol e a estrona em altos níveis causam impotência, baixa libido, irritabilidade, cansaço, aumento de mamas (ginecomastia) e até câncer de próstata.

Procure seu Nutricionista Clínico e faça um tratamento exclusivo para Andropausa, cuide de você!!!

FONTE DA MATÉRIA: 
- SARRIS, Andrey Biff et al. Fisiopatologia, avaliação e tratamento da disfunção erétil: artigo de revisão. Revista de Medicina, v. 95, n. 1, p. 18-29, 2016.
- PEREIRA, Ana Luísa Relvas Cacheira Rito. Impacto do processo de andropausa na satisfação relacional, sexual e auto-imagem. 2015. Tese de Doutorado.
- MARTINS, Rute Isabel Varela. Andropausa e meia-idade: Sintomas sexuais e aparência em homens de meia-idade. 2015. Tese de Doutorado.
- MIRADOURO, Raquel Maria Nunes de Cervalho. Sexualidade masculina: Do período climatérico à andropausa. 2015. Tese de Doutorado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS