Óleos saudáveis para cozinhar X óleos não saudáveis para cozinhar!!!




Abaixo vou falar sobre alguns óleos saudáveis para cozinhar e, também, sobre aqueles que são bastante utilizados no Brasil para este fim, mas que são prejudiciais à saúde quando utilizados com frequência.

Coco:
É um azeite único. É uma gordura quase que completamente saturada que tem sido associada a reduções nos níveis de colesterol e pode promover outros benefícios à saúde, como o aumento da energia e a preservação de um sistema digestivo saudável. Ele pode suportar o calor necessário para cozinhar a maioria das receitas. Pode ser aquecido a 230 graus e se você encontrar o azeite de coco “virgem” por aí, essa versão é praticamente inodora. É excelente para ser usado em sopas, ensopados, molhos e assados.
Dendê:
Sim, este mesmo. Aqui fora chamado de Red Palm Oil, virou uma febre na Europa. Muito rico em gordura saturada, permanece estável sob altas temperaturas. Contém alto teor de carotenóides, incluindo licopeno e muita vitamina E. É muito nutritivo.
Abacate:
Ainda não muito conhecido no Brasil, mas já pode ser encontrado em alguns supermercados. Pode ser aquecido até 260 graus. Pode suportar o calor e ainda está repleto de gorduras saudáveis. Fornece benefícios de saúde adicionais, como a redução potencial de doença cardíaca.
Azeite de Oliva Extra-Virgem:
É uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que ajudam no controle dos níveis de colesterol e têm sido associado à boa saúde do coração. Oxida antes de atingir os 100 graus (lembre-se que este é o ponto de ebulição da água). Use-o apenas para temperar saladas, adicioná-lo a legumes cozidos ou mesmo sobre a sopa. É importante que você saiba que o azeite, se não conservado em garrafa escura, ele já vem oxidado para a sua casa. Na verdade, apenas seu contato com ar já é suficiente para que oxide. Aqui na Inglaterra é muito comum as pessoas manterem as garrafas de azeite dentro da geladeira. Estou falando isso especificamente sobre o azeite de oliva porque é o mais usado por todos nós e nossa cultura não leva esses detalhes em consideração. Quando o azeite de oliva não é extra-virgem (já é refinado), seu ponto de ebulição é mais alto.
Soja:
É rico em omega-6, que não é necessariamente ruim se consumido em moderação e em equilíbrio com a quantidade de omega-3 da sua dieta. A dieta moderna infelizmente é muito rica em ômega-6 pois ele está presente em absolutamente tudo industrializado que você consome (leia sobre o ômega-6 e doenças cardíacas aqui). É importante lembrar sempre que a maior parte da soja que existe por aí é geneticamente modificada e esses óleos são altamente processados com produtos químicos.
Girassol:
Este tem um ponto alto de fumaça, é uma grande fonte de vitamina E e a maioria de sua gordura é insaturada. Em alimentos embalados, no entanto, é muitas vezes parcialmente hidrogenado, contendo gorduras trans, bastante prejudiciais à saúde. É também rico em ômega-6, ácido graxo associado à obesidade, diabetes e doenças do coração.
Milho:
Produz substâncias químicas nocivas quando aquecido. Rico em omega-6, também tem algo ponto de ebulição. Grande parte do óleo de milho disponível no mundo vem de plantas geneticamente modificadas .
Amêndoa:
É cheio de gorduras boas e pode ser aquecido até 255 graus. Além de poder ser usado em todos os tipos de culinária, combina super bem com sobremesas devido ao seu sabor. Excelente fonte de ômega-3.
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS